Está confuso? Confira resumo das principais mudanças do Enem 2017

Por: Redação Comunicar erro

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) passará por uma série de mudanças a partir da edição deste ano, que será realizada nos dias 5 e 12 de novembro de 2017. As medidas foram divulgadas na última quinta-feira, dia 9, pelo MEC (Ministério da Educação).

As alterações na estrutura da prova foram pensadas a partir de consulta pública disponibilizada pelo MEC. Os resultados mostraram que 70% dos 600 mil participantes da consulta preferiram manter a prova no papel, descartando a versão digital. Além disso, 63% deles votaram na aplicação do Enem em dois dias.

Tudo bem, MAS AINDA ESTOU CONFUSO! Então entenda direitinho quais são as mudanças logo abaixo:

1. A prova deixará de ser feita em um fim de semana (sábado e domingo). Agora, será aplicada em dois domingos seguidos.

  • O primeiro domingo terá linguagens, ciências humanas e a redação, em 5h e 30 minutos prova; já no segundo domingo, os candidatos farão os testes de matemática e ciências da natureza, com até 4h e 30 minutos.

2. Os cadernos das questões serão personalizados, com nome e número de inscrição na capa e cartão de respostas.

  • O ministro da Educação, Mendonça Filho, afirmou que o novo formato não aumentará os custos da prova e mantém o padrão de segurança. Ainda assim, a provas continuam com quatro cadernos diferentes, identificados por cores.

3. O governo federal aptou por não divulgar mais o resultado do Enem por escolas.

  • Sobre a divulgação dos resultados por escola, Mendonça Filho disse que a qualidade do ensino deve ser medida por outros mecanismos. A partir deste ano, por exemplo, todos os alunos do ensino médio público e privado farão a Prova Brasil, exame usado para compor o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), principal avaliação do ensino no país.

4. O exame também não poderá mais ser usado como certificação do ensino médio.

  • Em parcerias com estados e municípios, o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) deverá cumprir essa função.

5. Serão isentos da taxa de inscrição aqueles que tiverem cadastro no CadÚnico.

6. Isentos do pagamento da inscrição que não comparecem nas provas perdem direito ao benefício no ano seguinte (se a ausência não for justificada).

7. Os candidatos que necessitem de tempo adicional (como diabéticos e pessoas com distúrbios de tireoide) devem fazer a solicitação na hora da inscrição.

Por último e não menos importante, as inscrições para o Enem 2017 ficarão abertas entre os dias 8 e 19 de maio. Segundo o MEC, o edital com mais informações será publicado até o dia 10 de abril.

1 / 8
1
04:21
Weintraub usa o MEC para tentar tirar verbete da Wikipédia do ar
Uma matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, usou o peso …
2
01:46
Os erros de português mais absurdos do governo Bolsonaro
A língua portuguesa não é bem o forte da gestão Bolsonaro. Vários nomes importantes do governo já escorregaram no idioma …
3
02:13
O estilista que ensina de crochê em penitenciária masculina
O projeto Ponto Firme, criado pelo estilista Gustavo Silvestre, tem como objetivo transformar a vida de detentos de uma penitenciária …
4
03:24
1ª diretora trans de uma escola pública em São Paulo
Paula Beatriz de Souza é a 1ª diretora trans de uma escola pública em Sã Paulo. Ela superou preconceitos para …
5
29s
Maior Sarau do Mundo – Vinicius Gonçalves
Participe você também do projeto do Catraca Livre que quer montar o maior sarau virtual do mundo. Clique aqui e …
6
48s
Maior Sarau do Mundo – Mariana Pastore
Participe você também do projeto do Catraca Livre que quer montar o maior sarau virtual do mundo. Clique aqui e participe: …
7
27s
Maior Sarau do Mundo – Fabio Marabesi
Participe você também do projeto do Catraca Livre que quer montar o maior sarau virtual do mundo. Clique aqui e …
8
01:39
Maior Sarau do Mundo – Patrícia Gonçalves
Participe você também do projeto do Catraca Livre que quer montar o maior sarau virtual do mundo. Clique aqui e participe: …