Estudantes criam rede de cursinhos populares e você pode ajudar

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”, disse uma vez o ex-líder sul-africano Nelson Mandela (1918-2013), ganhador do Nobel da Paz em 1993. Movidos por este sentimento de transformação, estudantes de Florianópolis (SC) criaram em 2016 uma rede de cursinhos pré-vestibular populares, que dá mentoria e assessora projetos educacionais de acesso ao ensino superior em todo país.

Um dos fundadores da Brasil Cursinhos é André Servaes, 22 anos, estudante de administração. Ele conta que começou a lidar com a gestão de um cursinho local, o Einstein Floripa, e se deparou com diversas dificuldades ao longo do trabalho. Então, surgiu a ideia de ajudar outros cursinhos que também passam por essas mesmas dificuldades.

Sala de aula do Einstein Floripa, um dos cursinhos da rede
Sala de aula do Einstein Floripa, um dos cursinhos da rede

A Brasil Cursinhos faz um papel de representar os cursinhos universitários, voltados para jovens de baixa renda, onde os próprios universitários voluntários lecionam as aulas e cuidam da gestão dos cursinhos. A ONG potencializa os projetos locais, seja onde for, e desenvolve a formação de líderes.

“Somos a gestão nacional, ou seja, cada cursinho tem a sua administração, alunos e professores, e nós assessoramos, com mentorias e conexões, os cursinhos federados para que os mesmos tenham o maior impacto possível”, explica André. Ele e os amigos que criaram a rede bancam o projeto com o dinheiro do próprio bolso.

Segundo o estudante, a rede já conta com mais de 10 cursinhos filiados, com universitários voluntários de mais de 10 universidades diferentes, em quatro estados do país, como São Paulo, Bahia, Ceará e Santa Catarina. Entre as instituições está a USP (Universidade de São Paulo), FGV (Fundação Getulio Vargas), ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), UnB (Universidade de Brasília) e outras.

“O nosso objetivo é de, aluno para aluno, transformar a história de muitas pessoas ao redor do país. Os nossos cursinhos funcionam todos com os próprios universitários lecionando as aulas . Por isso ‘de aluno para aluno’. Buscamos mostrar que mesmo sendo universitários podemos impactar a educação no Brasil e a vida de milhares de jovens”, disse André.

Sabe o melhor, você também pode ser um voluntário!

A Brasil Cursinhos está selecionando gente apaixonada por educação para fazer a gestão nacional junto com eles. Se você é recém-formado, clique aqui e confira o processo de inscrição. Corre, pois as inscrições seguem até 5 de fevereiro. Depois disso, ainda vai rolar um desafio e entrevista final.

A página Quebrando o Tabu fez um vídeo contanto um pouco mais sobre a história André e da Brasil Cursinhos. Confira: