Gamificação do ensino: descubra o que é e quais os benefícios

Entenda como a gamificação no ensino pode contribuir para o aprendizado do seu filho

Por: Publi | Comunicar erro

Seu filho não demonstra tanto interesse pelo conteúdo ensinado na escola? Calma, há uma ferramenta que pode ajudar. Já ouviu falar sobre a gamificação do ensino? Segundo o artigo do site Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro) é possível sim, aprender brincando, principalmente através desta estratégia.

Brincar contribui, e muito, para o desenvolvimento das crianças. Tanto mental, quanto emocional, físico e até mesmo social. São inúmeras as brincadeiras que propiciam o aprendizado. Um tipo muito utilizado ultimamente, até mesmo por conta do desenvolvimento da tecnologia, são os games. Que inclusive podem ser usados com foco no ensino. Já pensou em transformar o interesse do seu filho por jogos online numa ferramenta de aprendizado? Pois isso, já é realidade.

Crédito: iStockA gamificação pode trazer inúmeros benefícios para o ensino

Mais conhecido em inglês com o nome de gamefication, o termo refere-se a elementos presentes nos jogos eletrônicos que podem ser usados como estratégia metodológica para o aprendizado. O intuito é que as crianças assimilem de forma simples e prazerosa os conteúdos ensinados em sala de aula.

Através da gamificação, a linguagem lógica do jogo é facilmente compreendida por todos os alunos, independente da idade. Ela contribui para maior interação entre todos, dá asas à criatividade e ainda estimula a solução de problema.

A gamificação além de contribuir para despertar o interesse por determinados assuntos, ainda desenvolve outras habilidades, tais como cooperação, autonomia e muito mais. Vale dizer que a gamificação do ensino pode fazer uso da tecnologia ou não.

Essa estratégia pode ajudar a solucionar o fato de que 40,3% dos adolescentes param de estudar por falta de interesse. Mas demonstram total afinidade pelo conteúdo da internet, pois passam quase cinco horas do dia online. Sendo que, 51% dos brasileiros com idade entre 11 e 17 anos jogam online sem nenhuma restrição de tempo.

Mais informações sobre as contribuições da gamificação no ensino você pode conferir no infográfico do portal  Novos Alunos. Clique aqui e confira. 

Compartilhe:

1 / 8
1
30s
Onde ou Aonde?
Responda rápido: "Onde você quer ir jantar?" ou "Aonde você quer ir jantar?". Qual a resposta correta.
2
34s
Use “anexo” corretamente
Na hora de enviar um e-mail corporativo, você sabe como escrevê-lo corretamente?
3
34s
Senão ou se não?
Aprenda quando usar o "senão" ou "se não".
4
33s
Presente do Subjuntivo
Aprenda a usar corretamente o Presente do Subjuntivo.
5
02:13
O estilista que ensina de crochê em penitenciária masculina
O projeto Ponto Firme, criado pelo estilista Gustavo Silvestre, tem como objetivo transformar a vida de detentos de uma penitenciária …
6
01:47
Como se apaixonar por Bach – Lição 10
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.
7
01:48
Como se apaixonar por Bach – Lição 9
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.
8
01:30
Como se apaixonar por Bach – Lição 8
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.