5 razões para se ter uma horta em toda escola de ensino infantil

Projetos como a horta na escola têm sido a saída para as instituições de ensino preocupadas em resgatar a relação dos alunos com a natureza

Oferecer espaços para o cultivo de plantas dentro da escola infantil aproxima os estudantes da natureza, gerando uma importante relação afetuosa, explica o site Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro).

Com a crescente presença da tecnologia no cotidiano, esse é um modo de conscientizar os pequenos sobre a importância de cuidarmos das plantas e do meio ambiente no geral. Além disso, tais ações estimulam hábitos sustentáveis e trazem desenvolvimento humano e social.

De acordo com uma pesquisa do Royal Horticultural Society, em parceria com a National Foundation for Educational Research (NFER) – institutos que promovem a horticultura e a educação –, as crianças que fazem atividades na horta da escola melhoram o seu desempenho acadêmico, físico e mental quando comparadas aos alunos que não possuem essa experiência no ambiente escolar.

Hortas na escola resgatam a relação dos alunos com a natureza e estimulam hábitos sustentáveis 
Créditos: iStock/Steve Debenport
Hortas na escola resgatam a relação dos alunos com a natureza e estimulam hábitos sustentáveis 

Confira abaixo alguns benefícios que a construção afetiva com a natureza pode proporcionar:

Apresenta a origem dos alimentos

Saber o que está sendo consumido, quais são os nutrientes necessários para o crescimento e de onde vêm os alimentos é fundamental para as crianças, que estão iniciando a formação dos seus hábitos. Ao colocarem a mão na terra e plantarem frutas e verduras na escola, os alunos se familiarizam com os alimentos, compreendem do que eles são feitos e como podem contribuir para uma alimentação adequada.

Equilibra o uso de eletrônicos e o contato com a natureza

O primeiro contato com a natureza é capaz de abrir portas para despertar a curiosidade do aluno sobre o assunto, fazendo com que ele tenha um estímulo a mais para participar de atividades ao ar livre em vez de ficar o dia todo conectado aos aparelhos eletrônicos.

Promove o desenvolvimento motor

Ajudar a plantar as sementes das verduras ou a regar as plantas na horta são atividades físicas que ajudam no desenvolvimento motor infantil, de maneira a otimizar a movimentação e o equilíbrio. Além disso, participar da horta contribui com o melhoramento do desenvolvimento cognitivo e sensório-olfativo, uma vez que os alunos recebem novos conhecimentos sobre a natureza, tocando, visualizando e comendo aquilo que plantam.

Possibilita a aprendizagem na prática

A horta na escola pode servir de base para o aprendizado das disciplinas e dos seus conteúdos. Na aula de ciências, por exemplo, os alunos podem acompanhar de perto como se dá o nascimento e o crescimento das plantas. Já nos ensinamentos de matemática, o professor pode trabalhar economia doméstica por meio do uso dos alimentos plantados. O cultivo de uma horta cria situações de aprendizagem reais e diversificadas.

Incentiva a cuidar da natureza

Um dos maiores ganhos proporcionados pela horta na escola infantil é incentivar os pequenos a amar e cuidar da natureza. O fato de plantar, zelar pelas plantas enquanto estão crescendo e depois colher e comer o fruto ensina os alunos que, quando cuidamos do meio ambiente com carinho, ele pode nos retribuir positivamente.

Gostou da ideia? Leia mais sobre horta na escola no portal Novos Alunos.