Huck e Faro menosprezam professores em campanha, dizem seguidores
A Anhanguera e Unopar emitiram nota assumindo o erro e informando que tirariam a campanha do ar.
Os apresentadores Luciano Huck (Globo) e Rodrigo Faro (Record) são os garotos-propaganda de uma peça publicitária da Anhanguera e da Unopar que, segundo internautas, menosprezam os professores.
A publicidade circulou nas redes sociais e pegou muito mal, já que contribui para o clima de desvalorização dos profissionais de educação que tanto reclamam disso ao longo dos tempos.
Uma das mensagens com mais destaque é a deste usuário, que problematiza a campanha: “Um país onde o Luciano Huck divulga a profissão de professor como um “complemento de renda” não tem como dar certo”. O texto acompanha esta imagem:
Um país onde o Luciano Huck divulga a profissão de professor como um "complemento de renda" não tem como dar certo. pic.twitter.com/RTfXJkTDji
— Diogo Xocó (@DiogoXoco) August 14, 2017
Seguidores concordaram com o problema levantado pelo usuário:
Meu pai é professor de ensino médio e diz direto ouvir de alunos se ele “só dá aula ou também trabalha”
— Érick Lima (@erickwhatever) 15 de agosto de 2017
E o pior é que ele tem outra profissão que complementa a renda de professor ☹ huahuahua
— Érick Lima (@erickwhatever) 15 de agosto de 2017
Minha profissão virou bico…
— Alan O. Gonzaga (@alanpoeta80) 14 de agosto de 2017
Acho que a @Anhanguera_Edu foi infelizmente nessa propaganda.
O professor é a base e não uma profissão para complemento de renda
Só acho— TIRANDO SARRO REX (@luizluiz_santos) 16 de agosto de 2017
Dou aula há mais de 15 anos. Acho importante @LucianoHuck explicar pros professores o motivo de ter dado o aval de sua imagem para isso. pic.twitter.com/i9AkFIP9o3
— Instagram: Studart7 (@studart7) August 10, 2017
Depois, foi a vez de Rodrigo Faro fazer a mesma propaganda, desta vez para a Unopar – que faz parte do grupo Kroton, o mesmo da Anhanguera:
Faro: Lu, posso olhar seu trabalho?
Luciano: pode, mas n faz igual
Faro: tá pic.twitter.com/ULtWg1k9sU— Lorena do Lucca (@lori_bah) August 15, 2017
Vixi pic.twitter.com/9dyS4vKlwY
— Lorena do Lucca (@lori_bah) 16 de agosto de 2017
A Unopar respondeu à mensagem, utilizando uma nota de esclarecimento idêntica à publicada pela Anhanguera na mesma rede social:
Olá, Lorena. Nós erramos ao veicular essa campanha e publicamos uma nota sobre ela. Aqui está: https://t.co/QBvzn0w17C Obrigada.
— UNOPAR Universidade (@UNOPAR_Oficial) August 15, 2017
“Erramos. Nós, da Unopar, pedimos desculpas pela mensagem equivocada sobre a função e a importância dos professores. A campanha de marketing que causou mal-estar não representa o que nós, como instituição de ensino, acreditamos, e foi retirada do ar. Lamentamos profundamente ter causado desconforto aos profissionais da educação”, diz o texto.
“Nossa intenção com o curso de Formação Docente é incentivar que profissionais já formados possam ter também essa habilitação. Acreditamos que, promovendo a docência, temos o caminho para o desenvolvimento social e econômico do país”, finalizam.
Nenhum dos apresentadores falou sobre o caso.
Atualmente, o piso salarial dos professores é de R$ 2.298,80. “Não podemos ter uma educação de qualidade se não tivermos professores bem remunerados e motivados”, disse o ministro da Educação, Mendonça Filho, em janeiro deste ano.
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