IFRS oferece de 5.300 vagas em 164 cursos gratuitos
As inscrições acontecem de 28 de setembro a 23 de outubro de 2023
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) está oferecendo mais de 5.300 vagas em 164 cursos gratuitos para o primeiro semestre de 2024 através do Processo Seletivo de Estudantes 2024/01.
Os cursos gratuitos estão disponíveis nos 17 campi do IFRS, distribuídos em Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga – Porto Alegre, Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão.
Os cursos oferecidos abrangem diversas modalidades, incluindo:
- Ensino médio integrado com cursos técnicos, que proporcionam formação tanto no nível médio quanto técnico profissionalizante ao mesmo tempo;
- Ensino médio integrado com cursos técnicos na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA);
- Cursos técnicos para aqueles que estão cursando o ensino médio em outra instituição (concomitantes);
- Cursos técnicos para indivíduos que já concluíram o ensino médio (subsequentes);
- Cursos superiores de graduação, abrangendo licenciaturas, bacharelados e graduações em tecnologia.
A lista de cursos com vagas neste Processo Seletivo já pode ser consultada no site ingresso.ifrs.edu.br. Todos os cursos são presenciais.
Inscrições para os cursos gratuitos IFRS
As inscrições para o Processo Seletivo de estudantes acontecem de 28 de setembro a 23 de outubro de 2023 pelo site do instituto.
Os cursos são gratuitos, mas o Processo Seletivo tem uma taxa de inscrição, que vai de R$ 20,00 a R$ 70,00. Os candidatos que necessitarem poderão pedir a inscrição gratuita (isenção da taxa) no período de 15 a 25 de setembro de 2023.
Os detalhes sobre como encaminhar o pedido serão informados em um documento (edital) a ser publicado no dia 15 de setembro aqui.
Para estudar no IFRS
Para começar um curso no IFRS é preciso se inscrever e passar por uma seleção, que pode ser realizando uma prova, participando de um sorteio entre os candidatos ou usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio, de 2018 até a atual.
A forma de seleção varia conforme o curso e o campus de interesse (confira a forma de ingresso do curso de seu interesse na lista de cursos).