Inscrições abertas para o workshop ‘Ato Fálico – ação arquetípica na criação do ator’
De 06 de abril a 18 de maio, às segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h, o Grupo UNA teatro fará, em parceria com a Biblioteca Municipal Mário Schenberg, o primeiro de uma série de workshops que serão abertos ao público com entrada Catraca Livre.
Estas atividades de formação fazem parte do Projeto “Ato Fálico” tendo como base de pesquisa a tetralogia Lancaster de Shakespeare e que resultará na montagem dos espetáculos Ricardo II, Henrique IV partes 1 e 2 e Henrique V, todos para 2016, ano comemorativo dos 400 anos da morte do dramaturgo inglês.
Durante os encontros os participantes vivenciarão um treinamento psicofísico, investigando as relações entre sensações subjetivas e estímulos físicos para trabalhar a ação arquetípica e os elementos para a modelagem e composição de personagens através dos arquétipos.
- Santo André realiza Residência Artística em homenagem aos 100 anos de Luiz Sacilotto
- 9º Ato Artístico Coletivo Perus promove apresentações teatrais gratuitas na periferia de São Paulo
- Inscrições abertas para o projeto cultural gratuito- vila cultural mix
- Cia. Estrela D’Alva de Teatro promove oficinas gratuitas de escrita para mulheres em Santo André
Também, no decorrer dos workshops serão selecionados participantes interessados em integrarem o elenco convidado para as próximas montagens.
A coordenação e direção das atividades fica por conta de Diego José Villar, Bacharel em Artes Cênicas, com habilitação em Direção Teatral na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e professor de interpretação dramática, montagem teatral e história do teatro dos cursos técnico em artes dramáticas do SENAC São Paulo. Fundador e diretor do UNA teatro que desde 2009 desenvolve pesquisas sobre os arquétipos na criação do ator e da ocupação de espaços não convencionais do público dentro dos espetáculos. Nesse período realizou com o grupo a montagem de dois espetáculos autorais: “Nós”, que retrata os arquétipos femininos das mães, putas e virgens na sociedade e “SagaS”, livremente inspirado nos livros “Sagarana” e “Primeiras Estórias” de Guimarães Rosa e que retrata os arquétipos infantis dos velhos, das crianças e dos loucos.
O público-alvo são atores e estudantes de teatro acima de 18 anos que podem se inscrever até 01 de abril. Basta enviar a carta de interesse com currículo e contatos para o e-mail [email protected].
A lista completa dos selecionados será publicada no Facebook do grupo no dia 02 de abril.