Inscrições abertas para o workshop ‘Ato Fálico – ação arquetípica na criação do ator’

26/03/2015 23:16 / Atualizado em 19/08/2016 15:33

De 06 de abril a 18 de maio, às segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h, o Grupo UNA teatro fará, em parceria com a Biblioteca Municipal Mário Schenberg, o primeiro de uma série de workshops que serão abertos ao público com entrada Catraca Livre.

Primeiro experimento Xadrez na Praça Cornélia feito pelo Una Teatro
Primeiro experimento Xadrez na Praça Cornélia feito pelo Una Teatro

Estas atividades de formação fazem parte do Projeto “Ato Fálico” tendo como base de pesquisa a tetralogia Lancaster de Shakespeare e que resultará na montagem dos espetáculos Ricardo II, Henrique IV partes 1 e 2 e Henrique V, todos para 2016, ano comemorativo dos 400 anos da morte do dramaturgo inglês.

Durante os encontros os participantes vivenciarão um treinamento psicofísico, investigando as relações entre sensações subjetivas e estímulos físicos para trabalhar a ação arquetípica e os elementos para a modelagem e composição de personagens através dos arquétipos.

Também, no decorrer dos workshops serão selecionados participantes interessados em integrarem o elenco convidado para as próximas montagens.

Experimento Cênico realizado pelo Una Teatro na Praça Cornélia – Lapa
Experimento Cênico realizado pelo Una Teatro na Praça Cornélia – Lapa

A coordenação e direção das atividades fica por conta de Diego José Villar, Bacharel em Artes Cênicas, com habilitação em Direção Teatral na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e professor de interpretação dramática, montagem teatral e história do teatro dos cursos técnico em artes dramáticas do SENAC São Paulo. Fundador e diretor do UNA teatro que desde 2009 desenvolve pesquisas sobre os arquétipos na criação do ator e da ocupação de espaços não convencionais do público dentro dos espetáculos. Nesse período realizou com o grupo a montagem de dois espetáculos autorais: “Nós”, que retrata os arquétipos femininos das mães, putas e virgens na sociedade e “SagaS”, livremente inspirado nos livros “Sagarana” e “Primeiras Estórias” de Guimarães Rosa e que retrata os arquétipos infantis dos velhos, das crianças e dos loucos.

O público-alvo são atores e estudantes de teatro acima de 18 anos que podem se inscrever até 01 de abril. Basta enviar a carta de interesse com currículo e contatos para o e-mail [email protected].

A lista completa dos selecionados será publicada no Facebook do grupo no dia 02 de abril.