Notebook, celular, refeição: a geração multitarefa?

Por: Catraca Livre
Divulgação
Gerações contemporâneas têm simultaneidade de atividades como característica
Taís Bento e Roberta Bento são educadoras, fundadoras do site meufilhonaoestuda.com.br e autoras do livro Socorro, meu filho não estuda!
Muito se ouviu na mídia sobre as gerações Y, Z, multitarefa, capazes de fazer milhares de coisas ao mesmo tempo. Mas será que realmente o cérebro do seu filho é capaz de aprender enquanto faz outras atividades ao mesmo tempo? Infelizmente não.

Quando se trata de aprendizagem, o cérebro do seu filho tem as mesmas funções que o cérebro de seus avós. Digo infelizmente, pois apesar do cérebro continuar com as mesmas funções, os hábitos e as pressões que seu filho vive são diferentes das que seus avós viviam.

Ele realmente sofre pressão para estar conectado o tempo todo. O medo de perder alguma coisa por não estar online gerou até uma sigla em inglês: FOMO – Fear Of Missing Out- ou seja, medo de ficar de fora.

O cérebro funciona como um holofote e é capaz de iluminar somente um ponto de cada vez. O que acontece com a geração de hoje é que eles têm uma maior facilidade e agilidade para mudar o foco do holofote de um ponto para outro, mas não é que eles dividem o cérebro em várias tarefas – eles simplesmente mudam rapidamente o ponto de concentração, porém, de fato, ele não vai aprender fazendo duas coisas ao mesmo tempo.

O que isso significa na hora que seu filho está estudando uma matéria ou fazendo a tarefa em casa? Clique aqui e descubra.

Compartilhe: