O que é preciso fazer quando o aluno tem dificuldade na escola?

Segundo o portal Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), muitos bloqueios podem prejudicar o desenvolvimento do aluno em sala de aula na hora de aprender. Diante disso, o papel da escola vai muito além de apenas passar conteúdo. É preciso abraçar o estudante como indivíduo integral.

Quando há dificuldades de aprendizado, todos devem agir para oferecer sustento ao estudante. Juntos, pais, escola e especialistas podem auxiliar a criança a contornar esse obstáculo. Confira quais são os problemas geralmente enfrentados e como você pode contar com a escola nesses casos.

Como lidar com a dificuldade de aprendizado dos alunos

Aluno que tem dificuldade é sim capaz de aprender 

Howard Gardner, psicólogo cognitivo e educacional norte-americano, é quem criou a teoria das inteligências múltiplas. Ele defende oito ou nove tipos de inteligência, de modo que cada indivíduo tem um perfil de inteligência, com facilidades e/ou dificuldades em áreas específicas do conhecimento.

Nesse sentido é importante compreender que o aluno que apresenta alguma dificuldade de aprendizado é totalmente capaz de aprender, como qualquer colega. Algumas vezes o motivo é de ordem biológica, como em casos de Dislexia, Autismo ou Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Em outras, o problema vem de uma dúvida em alguma matéria mais difícil ou estresse.

Qual é o papel da escola?

A dificuldade de aprendizagem (DA) ocorre quando a criança não consegue assimilar o conteúdo, mesmo após diversas explicações do professor e dos pais. É importante olhar para o aluno e para qual é sua barreira real. Por isso, não existem culpados, nem a criança, nem os pais e nem a escola, mas todos devem tomar a responsabilidade para resolver a questão.

Os pais devem ser participativos na educação e, juntamente com o professor, devem trabalhar na identificação das dificuldades do estudante. Quando identificar algum problema, o docente deve comunicar à coordenação para que entre em contato com os responsáveis.

A escola, por sua vez, deve agir para incentivar os estudos e buscar formas de incluir o aluno nas atividades. A escola deve também realizar um bom acompanhamento durante as aulas. E, se for o caso, outra medida é que o espaço disponha de profissionais especializados como pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, monitores ou professores auxiliares.

O diagnóstico do especialista em saúde é essencial antes de tomar qualquer medida. Além de oferecer o apoio de uma equipe qualificada e contar com a participação dos pais, a escola pode tomar outras medidas. O professor deve incentivar em sala de aula para que o rótulo de “deficiente” ou “insuficiente” seja removido e adaptar sua metodologia de ensino para suprir essas barreiras enfrentadas.

O artigo completo você pode ler no site Novos Alunos.

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