O que você precisa saber para escolher seu curso na universidade

Por: Redação

O blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), dá dicas do que você precisa saber antes de escolher o curso para se matricular na universidade. Antes de tomar qualquer decisão, é preciso ponderar dois fatores: as motivações internas e os estímulos externos.

As Instituições de Ensino Superior (IES), as diferentes modalidades oferecidas, o campo de atuação ligado a um curso específico e o reconhecimento profissional são os estímulos externos, por exemplo. Já as preferências, as habilidades e os objetivos compõem as motivações internas.

Crédito: Getty Images/iStockphotoPassos sobre como escolher o curso na universidade

Questione e reflita sobre os assuntos que despertam seu interesse e pondere atividades e matérias nas quais seu desempenho é acima da média. É a partir do autoconhecimento que você poderá escolher que caminho seguir.

Depois de definida a área do conhecimento humano com a qual mais se identifica, ficará mais fácil mapear as possibilidades e canalizar os esforços de forma direcionada. Se há mais interesse pelo campo das ciências exatas, por exemplo, pesquise informações a respeito das possíveis carreiras nesta área.

A capacidade de fazer escolhas conscientes e responsáveis está relacionada a aspectos como independência e segurança, os quais devem ser trabalhados desde a infância pelos pais. Então, quando chegar o momento de selecionar um curso, o jovem já terá armazenado referências suficientes sobre como proceder, tendo treinado suas habilidades para tirar o desafio de letra.

RETORNO FINANCEIRO 

Sobre o retorno financeiro, é praticamente impossível prever com exatidão a remuneração futura de um profissional. O mais aconselhável mesmo é que você, já seguro de si e de suas decisões, escolha um caminho alinhado a seus interesses e a suas habilidades. O retorno financeiro tem que ser encarado como o que realmente é: uma consequência e não uma causa.

Também é importante conversar com profissionais já estabelecidos para prospectar sua faixa salarial, dialogar com quem se sente feliz com a profissão que escolheu.

Gostou das dicas? Continue lendo no site Novos Alunos!

  • Leia também:
1
Enem: após confusão, MEC corrige notas e libera inscrição no Sisu
O ministro da Educação,  Abraham Weintraub, publicou um vídeo em sua conta no Twitter com novas explicações para as inconsistências …
2
Baixa na Educação: MEC decide tirar TV Escola do ar
O Ministério da Educação (MEC) decidiu não renovar o contrato com a TV Escola, canal educativo com 25 anos de …
3
48:28
ENEM! Aulão de história na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
4
59:42
ENEM! Aulão de português na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
5
47:47
ENEM! Aulão de matemática na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
6
04:21
Weintraub usa o MEC para tentar tirar verbete da Wikipédia do ar
Uma matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, usou o peso …
7
01:46
Os erros de português mais absurdos do governo Bolsonaro
A língua portuguesa não é bem o forte da gestão Bolsonaro. Vários nomes importantes do governo já escorregaram no idioma …
8
02:13
O estilista que ensina de crochê em penitenciária masculina
O projeto Ponto Firme, criado pelo estilista Gustavo Silvestre, tem como objetivo transformar a vida de detentos de uma penitenciária …