Para brasileiros: bolsas de estudo para mestrado em Paris

Inscrições abertas para fazer mestrado em Paris nas áreas de Ciências e Letras

Por: Marcela Marcos, do Estudar Fora | Comunicar erro

Já pensou em fazer seu mestrado em Paris? A École Normale Supérieure (ENS) está oferecendo 20 bolsas de pós-graduação para estrangeiros, sendo 10 para área de Ciências e 10 de Letras. As inscrições para seleção internacional de 2019 deve ser feita conforme a área de interesse:

  • Ciências: inscrições até 19 de outubro
  • Letras: inscrições até 31 de outubro

As aulas começam em setembro e os programas têm duração de três anos. Porém antes de dar início aos estudos os alunos passam por um curso de aperfeiçoamento de francês oferecido pela própria escola. Ao longo de todo o mestrado, os estudantes contarão com uma bolsa de estudos mensal, no valor de 1.000 euros.

Crédito: iStockA École Normale Supérieure (ENS) em Paris oferece bolsas de estudo para estrangeiros

Pré-requisitos e seleção

Se interessou pela bolsa? Para participar é necessário ter menos de 26 anos no ato da inscrição e não ter se candidatado à Sélection Internationale da ENS outras vezes. Outro pré-requisito é que não ter passado mais de dez anos na França, tanto no ano da candidatura quanto no ano anterior. Os interessados também devem comprovar, até 1º de setembro de 2019, ter cursado ao menos dois anos de ensino superior fora da França.

As inscrições podem ser feitas no site da École Normale. Dentre os documentos requeridos é preciso ter diploma, histórico escolar, carta de motivação, projeto de pesquisa e um currículo atualizado redigido em francês ou inglês.

A lista de candidatos selecionados na primeira etapa será divulgada entre o fim do mês de novembro. A segunda etapa do processo seletivo será realizada em fevereiro de 2019, quando os candidatos terão de fazer provas presenciais em Paris. Os resultados finais serão anunciados no mesmo mês. Todo o procedimento para solicitação de visto deve ser feito pelo Campus France Brasil.

Para conhecer os benefícios de estudar na ENS  e outras informações continue lendo este artigo no Estudar Fora, portal de carreiras da Fundação Estudar. 

Cadastre-se aqui e fique por dentro das melhores dicas do Catraca Livre.

Compartilhe: