Últimas notícias:

Loading...

Pesquisa desenvolvida no Mackenzie cria cartilhas sobre internet

Trabalho realizado pelo Laboratório de Estudos em Ética nos Meios Eletrônicos aborda o uso legal da internet

Por: Redação

Com o intuito de auxiliar alunos, professores e pais sobre o uso da internet dentro dos conformes legais, o LEEME (Laboratório de Estudos em Ética nos Meios Eletrônicos) do Mackenzie desenvolveu cartilhas: “De bem com a internet” e “O uso legal da internet”. Ambas podem ser baixadas gratuitamente neste link.

Os professores Solange Barros e Ubirajara Carnevale foram responsáveis por organizar os livros. Direcionado para alunos dos Ensinos Fundamental II e Médio, pais e professores, o material é resultado da pesquisa com mais de 2.000 estudantes desses níveis escolares.

Durante o desenvolvimento do mesmo, foram identificados os usos que os jovens fazem da Internet. Isso permitiu guiar a produção das obras de modo que resultassem na orientação dos adolescentes em relação aos acessos à web. A equipe analisou o uso correto e também o não ético para podem embasar as cartilhas. O texto de apresentação que a equipe preparou para os livros sintetiza a abordagem escolhida: “Ao mesmo tempo em que explicamos cada um dos problemas, sugerimos algumas questões para reflexão, que podem ser realizadas em conjunto com pais e professores”.

Foram impressas 2.500 cópias das cartilhas que serão entregues em escolas entre o segundo semestre letivo de 2011 e o primeiro de 2012. Os alunos da Escola Estadual Romeu de Moraes, em São Paulo,  já possuem exemplares do trabalho.