Projeto Cidade Escola aproxima educação de espaço urbano

Por: Catraca Livre
Cidade Escola amplia jornada escolar e aproxima educação do espaço urbano.

Do nosso parceiro Portal Aprendiz

Quando se fala em Cidade Educadora, há diversas maneiras de se pensar nas instituições educacionais como parte deste contexto. O projeto Cidade Escola, implementado pela Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Porto Alegre (RS), é uma delas.

O Cidade Escola se trata de uma política pública de ampliação da jornada escolar, criada há dez anos, com o intuito de aproximar a educação de crianças e jovens com o conhecimento produzido no espaço urbano.

A escola escolhida para iniciar o projeto, em 2006, foi a EMEF Neusa Brizola, sendo que atualmente o projeto contempla todas as 48 instituições de ensino fundamental da capital gaúcha. Ao final de 2015, o programa atendia cerca de 26 mil estudantes a partir dos seis anos de idade.

O Cidade Escola oferece, durante o tempo ampliado de permanência dos alunos, atividades relacionadas às artes, cultura, esporte, lazer, inclusão digital, educação ambiental, musical e étnico-racial. Há ainda duas possibilidades de convênio: um onde os estudantes saem do espaço escolar e realizam atividades nas instituições parceiras, e outro no qual educadores sociais realizam oficinas nas escolas.

Projeto conta com parceiros que disponibilizam profissionais e espaços para a realização de atividades fora e dentro das escolas.

Em toda a cidade, o projeto conta com 19 instituições parceiras, que disponibilizam profissionais capacitados e espaços para a realização de atividades. Algumas escolas integradas ao projeto ainda realizam “trocas” com outros lugares da cidade, como museus, bibliotecas, hortas comunitárias e centros recreativos, por exemplo, para estimular novas descobertas aos alunos.

De acordo com a coordenadora do Cidade Escola, Maria Cristina Garavelo, a rede municipal de Porto Alegre sempre teve vocação para a educação integral, com complementos curriculares nas áreas de educação física e ambiental, artes, robótica, entre outras.

O projeto de política pública teve bons resultados dentro das escolas, já que nas instituições contempladas por ele, o nível de alfabetização infantil é maior do que nas escolas de tempo parcial. Professores e coordenadores relatam que, após a implementação do mesmo, os alunos passaram a ter outro tipo de relacionamento com a escola onde estudam devido a chance de conhecimento ampliado.

Veja mais: