Qual melhor cursinho: presencial ou on-line?

Na preparação para o vestibular, muitos estudantes ainda têm dúvidas sobre qual é a melhor maneira de estudar. Entre as opções mais buscadas estão o cursinho online ou o presencial, mas para decidir qual é a melhor alternativa, é preciso analisar cada caso. O principal ponto é o estudante ter em mente qual método se adapta melhor a sua rotina, ou seja, se a pessoa tem mais facilidade para as ferramentas digitais, disciplina, tempo e a infraestrutura para assistir as aulas on-line (internet rápida) ou para chegar até as aulas presenciais (transporte).

Os cursinhos online podem ser muito atraentes para quem não tem muitas opções ao seu alcance ou pessoas que trabalham em horários fragmentados e possuem dificuldade de locomoção devido a mobilidade urbana –trânsito ou longa distância até o estabelecimento de ensino.

Já a modalidade presencial costuma ser mais usada quado se visa provas mais difíceis. No entanto, nem todos são adequados e versáteis a diversos estilos de exames, como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que desde 2009 apresenta um formato diferente, apostando em interdisciplinaridade.

Qual escolher?

Os dois estilos de cursinho oferecem vantagens e desvantagens. A aula presencial, por exemplo, pode oferecer um estímulo a mais pelas companhias na sala, a possibilidade de tirar dúvidas na hora com o professor ou com monitores. No entanto, para quem faz o cursinho pelo segundo ano no mesmo lugar, o rendimento pode cair, já que as brincadeiras, piadas e maneiras de ensinar o mesmo conteúdo já são conhecidas pelo aluno.

Alguns cursos online proporcionam também atendimento para tirar as dúvidas, se igualando aos presenciais, desde que o estudante tenha uma boa disciplina para controlar o seu tempo e fazer tudo o que for solicitado.

Logo, a escolha depende do momento da vida do aluno e da maneira dele estudar, independentemente de qual modalidade de cursinho ele busque para passar nos grandes exames.

Compartilhe:

1 / 8
1
30s
Onde ou Aonde?
Responda rápido: "Onde você quer ir jantar?" ou "Aonde você quer ir jantar?". Qual a resposta correta.
2
34s
Use “anexo” corretamente
Na hora de enviar um e-mail corporativo, você sabe como escrevê-lo corretamente?
3
34s
Senão ou se não?
Aprenda quando usar o "senão" ou "se não".
4
33s
Presente do Subjuntivo
Aprenda a usar corretamente o Presente do Subjuntivo.
5
02:13
O estilista que ensina de crochê em penitenciária masculina
O projeto Ponto Firme, criado pelo estilista Gustavo Silvestre, tem como objetivo transformar a vida de detentos de uma penitenciária …
6
01:47
Como se apaixonar por Bach – Lição 10
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.
7
01:48
Como se apaixonar por Bach – Lição 9
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.
8
01:30
Como se apaixonar por Bach – Lição 8
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.