Últimas notícias:

Loading...

Quer estudar engenharia? Conheça os tipos e áreas de atuação

Por: Redação

Está pensando em estudar engenharia na universidade? Só nesta área há mais de 30 cursos diferentes. O blog Novos Alunos , do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), apresenta alguns deles, bem como traça o perfil e as áreas de atuação de quem escolhe esse caminho. Confira!

Perfil e atuação

Para trabalhar com engenharia, independentemente do tipo, o jovem precisa ter (ou desenvolver) algumas características. Essas habilidades vão facilitar o aprendizado durante a universidade, assim como podem abrir mais portas para que seu filho conquiste boas oportunidades profissionais no futuro. Entre elas, podemos ressaltar as seguintes, que estão bem alinhadas com as exigências da área de atuação da engenharia:

iStock/petervician
Crédito: Getty Images/iStockphotoEstá pensando em estudar engenharia na universidade?
  • Capacidade de adquirir e aplicar conhecimentos multidisciplinares;
    Capacidade de aplicar a teoria em situações e experiências práticas;
    Capacidade de analisar problemas e elaborar soluções de maneira criativa;
    Capacidade de aprender sozinho;
    Capacidade de trabalhar em equipe e se comunicar efetivamente.

Esta lista poderia ser bem mais longa, incluindo os conhecimentos necessários para a profissão de engenheiro, como conhecimentos de língua inglesa e informática, bem como elementos relacionados à personalidade do profissional, como liderança e ética.

Os engenheiros atuam principalmente com pesquisa e desenvolvimento, produção e operações, sendo que os segmentos podem ser variados – diversos ramos industriais, agronegócios, empresas de tecnologia e até o setor público.

Em seu trabalho, esses profissionais precisam buscar informações de diferentes campos, de matemática a física e química a biologia. Com essas informações, elaboram modelos, experimentos e protótipos para resolver um problema prático.

Tipos de Engenharia

Como já foi mencionado, são mais de 30 os tipos de engenharia. Algumas já estão consagradas, enquanto outras são mais recentes e, por isso, ainda não têm muita procura. Entre os cursos tradicionais, temos a engenharia civil, mecânica, elétrica, agrícola e a engenharia de computação.

Leia o artigo completo em Novos Alunos para saber mais!

Compartilhe:

Tags: #Vestibular