Como avaliar se a escola que a criança estuda é segura?

Observar a estrutura física da instituição e se há equipamentos adequados de segurança são alguns dos passos para avaliar a escola

Por: Publi | Comunicar erro

Para garantir a segurança na escola, é preciso que os alunos recebam toda a proteção e o suporte necessários. No entanto, por melhor que o colégio aparente ser, ele pode não oferecer os serviços indispensáveis para manter os estudantes em segurança.

Segundo o site Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), é importante que a família esteja atenta e pesquise antes de escolher a escola. Visando bem-estar da criança, o instituto precisa oferecer uma estrutura de excelência e profissionais qualificados para proporcionar a segurança de todos.

Crédito: iStock/monkeybusinessimagesComo garantir a segurança na escola

Confira abaixo como avaliar a segurança na escola

Observe toda a estrutura física da escola

Visitar é o primeiro passo para conhecer a estrutura do espaço. Veja as salas de aula, o pátio, as quadras, os campos e os laboratórios.

Observe a situação das mesas e das cadeiras, se há rampas de acesso para cadeirantes e se as escadas apresentam corrimãos em bom estado de conservação.

No caso de crianças muito pequenas, confira se o local onde são realizadas as trocas de fraldas e onde as mamadeiras são armazenadas são apropriados.

Verifique se há equipamentos adequados de segurança

Como em qualquer lugar, as escolas também são locais vulneráveis a invasões, acidentes, explosões e incêndios. Por isso, é fundamental que elas tenham profissionais treinados e preparados para atuar nesses momentos. Além disso, os responsáveis pela segurança na escola podem oferecer treinamentos para professores e alunos caso algum acidente aconteça.

Com relação aos equipamentos de segurança, é essencial que a escola apresente número suficiente de extintores de incêndio posicionados em locais estratégicos e saídas de emergência.

Além disso, outros dois equipamentos são básicos: alarmes e sensores. Os melhores tipos são definidos considerando a quantidade de alunos, o local e os arredores de onde escola está instalada — além, é claro, do tamanho da instituição de ensino.

Deve existir, também, um sistema de monitoramento eletrônico. As imagens captadas devem ser das principais dependências, como pátio, biblioteca, corredores, estacionamento, áreas esportivas, refeitórios e vias públicas próximas ao colégio.

Crédito: iStock/A stockphotoÉ essencial que a escola apresente número suficiente de extintores de incêndio

Entenda como é o processo de entrada e saída dos alunos

O horário escolar de entrada e saída dos alunos necessita de atenção e cuidados por parte da escola. É preciso ter uma relação próxima entre a instituição e os responsáveis para garantir a segurança dos alunos, a fim de evitar problemas.

Em geral, a entrada é mais tranquila, pois os alunos chegam aos poucos. O problema maior está na saída, já que todos saem ao mesmo tempo. Uma boa solução é separar a saída das crianças mais novas das mais velhas e deixar funcionários nos portões.

Outra solução para garantir uma saída mais segura é autorizar a partida apenas de crianças acompanhadas de um responsável conhecido pelo colégio. Caso esse responsável não possa buscar o aluno, os pais precisam enviar uma autorização com antecedência informando quem será o encarregado de tal ação. Caso não haja esse aviso, a criança não deve ser autorizada a sair da escola.

Tire suas dúvidas com os responsáveis pela instituição de ensino

A escola tem a responsabilidade de oferecer segurança aos seus alunos pelo tempo que eles estiverem sob sua supervisão e autoridade. Logo, o estabelecimento de ensino tem a obrigação de zelar pela integridade física das crianças e pelos maus atos praticados por elas ou sofridos por terceiros.

Essa responsabilidade pode se estender para além dos muros da instituição — quando o aluno estiver em alguma atividade organizada pela escola, como no caso de visitas e excursões.

Assim sendo, é importante conversar com os funcionários para conhecer melhor a postura da instituição e tirar todas as suas dúvidas sobre o funcionamento e as condições de segurança na escola.

Continue lendo este artigo no site Novos Alunos.

1 / 8
1
01:46
Os erros de português mais absurdos do governo Bolsonaro
A língua portuguesa não é bem o forte da gestão Bolsonaro. Vários nomes importantes do governo já escorregaram no idioma …
2
30s
Onde ou Aonde?
Responda rápido: "Onde você quer ir jantar?" ou "Aonde você quer ir jantar?". Qual a resposta correta.
3
34s
Use “anexo” corretamente
Na hora de enviar um e-mail corporativo, você sabe como escrevê-lo corretamente?
4
34s
Senão ou se não?
Aprenda quando usar o "senão" ou "se não".
5
33s
Presente do Subjuntivo
Aprenda a usar corretamente o Presente do Subjuntivo.
6
02:13
O estilista que ensina de crochê em penitenciária masculina
O projeto Ponto Firme, criado pelo estilista Gustavo Silvestre, tem como objetivo transformar a vida de detentos de uma penitenciária …
7
01:47
Como se apaixonar por Bach – Lição 10
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.
8
01:48
Como se apaixonar por Bach – Lição 9
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.