CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Como avaliar se a escola que a criança estuda é segura?

Observar a estrutura física da instituição e se há equipamentos adequados de segurança são alguns dos passos para avaliar a escola

Por: Publi

Para garantir a segurança na escola, é preciso que os alunos recebam toda a proteção e o suporte necessários. No entanto, por melhor que o colégio aparente ser, ele pode não oferecer os serviços indispensáveis para manter os estudantes em segurança.

Segundo o site Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), é importante que a família esteja atenta e pesquise antes de escolher a escola. Visando bem-estar da criança, o instituto precisa oferecer uma estrutura de excelência e profissionais qualificados para proporcionar a segurança de todos.

Crédito: IStock/monkeybusinessimagesComo garantir a segurança na escola

Confira abaixo como avaliar a segurança na escola

Observe toda a estrutura física da escola

Visitar é o primeiro passo para conhecer a estrutura do espaço. Veja as salas de aula, o pátio, as quadras, os campos e os laboratórios.

Observe a situação das mesas e das cadeiras, se há rampas de acesso para cadeirantes e se as escadas apresentam corrimãos em bom estado de conservação.

No caso de crianças muito pequenas, confira se o local onde são realizadas as trocas de fraldas e onde as mamadeiras são armazenadas são apropriados.

Verifique se há equipamentos adequados de segurança

Como em qualquer lugar, as escolas também são locais vulneráveis a invasões, acidentes, explosões e incêndios. Por isso, é fundamental que elas tenham profissionais treinados e preparados para atuar nesses momentos. Além disso, os responsáveis pela segurança na escola podem oferecer treinamentos para professores e alunos caso algum acidente aconteça.

Com relação aos equipamentos de segurança, é essencial que a escola apresente número suficiente de extintores de incêndio posicionados em locais estratégicos e saídas de emergência.

Além disso, outros dois equipamentos são básicos: alarmes e sensores. Os melhores tipos são definidos considerando a quantidade de alunos, o local e os arredores de onde escola está instalada — além, é claro, do tamanho da instituição de ensino.

Deve existir, também, um sistema de monitoramento eletrônico. As imagens captadas devem ser das principais dependências, como pátio, biblioteca, corredores, estacionamento, áreas esportivas, refeitórios e vias públicas próximas ao colégio.

Crédito: IStock/A stockphotoÉ essencial que a escola apresente número suficiente de extintores de incêndio

Entenda como é o processo de entrada e saída dos alunos

O horário escolar de entrada e saída dos alunos necessita de atenção e cuidados por parte da escola. É preciso ter uma relação próxima entre a instituição e os responsáveis para garantir a segurança dos alunos, a fim de evitar problemas.

Em geral, a entrada é mais tranquila, pois os alunos chegam aos poucos. O problema maior está na saída, já que todos saem ao mesmo tempo. Uma boa solução é separar a saída das crianças mais novas das mais velhas e deixar funcionários nos portões.

Outra solução para garantir uma saída mais segura é autorizar a partida apenas de crianças acompanhadas de um responsável conhecido pelo colégio. Caso esse responsável não possa buscar o aluno, os pais precisam enviar uma autorização com antecedência informando quem será o encarregado de tal ação. Caso não haja esse aviso, a criança não deve ser autorizada a sair da escola.

Tire suas dúvidas com os responsáveis pela instituição de ensino

A escola tem a responsabilidade de oferecer segurança aos seus alunos pelo tempo que eles estiverem sob sua supervisão e autoridade. Logo, o estabelecimento de ensino tem a obrigação de zelar pela integridade física das crianças e pelos maus atos praticados por elas ou sofridos por terceiros.

Essa responsabilidade pode se estender para além dos muros da instituição — quando o aluno estiver em alguma atividade organizada pela escola, como no caso de visitas e excursões.

Assim sendo, é importante conversar com os funcionários para conhecer melhor a postura da instituição e tirar todas as suas dúvidas sobre o funcionamento e as condições de segurança na escola.

Continue lendo este artigo no site Novos Alunos.

1
Weintraub ignora apelo de estudantes e mantém a data do Enem em meio à pandemia
Em meio à pandemia do novo coronavírus, estudantes de todo o país têm utilizado as redes sociais para pedir o …
2
9 passos para escrever um roteiro impecável
Escrever roteiro de um filme pode ser uma tarefa desafiadora: exige criatividade, dedicação e persistência para que ideias maturem.Roteiristas profissionais …
3
Crise na Educação: o Enem, o Sisu e a demissão inesperada no Sesu
Crise na Educação: o Enem, o Sisu e a demissão inesperada no SesuAs últimas semanas foram carregadas de incertezas e …
4
Enem: após confusão, MEC corrige notas e libera inscrição no Sisu
O ministro da Educação,  Abraham Weintraub, publicou um vídeo em sua conta no Twitter com novas explicações para as inconsistências …
5
Baixa na Educação: MEC decide tirar TV Escola do ar
O Ministério da Educação (MEC) decidiu não renovar o contrato com a TV Escola, canal educativo com 25 anos de …
6
48:28
ENEM! Aulão de história na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
7
59:42
ENEM! Aulão de português na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
8
47:47
ENEM! Aulão de matemática na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …