Você sabe o que é EAD?

Em crescimento há 15 anos, o ensino a distância pode ser uma boa opção para quem tem a agenda cheia de compromissos

Por: Publi Comunicar erro

É fato: estudar a distância está na moda. Com a inserção da tecnologia no ambiente educacional, nos últimos anos, pipocaram escolas e cursos que permitem o aprendizado pela telinha do seu computador.

De 2003 para cá, o número de alunos matriculados nesses cursos saltou de 92 mil para 1,3 milhão em 1.365 cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Segundo dados do site EAD.com, o ensino a distância já está presente em 74% das cidades brasileiras que possuem população entre 50 mil e 100 mil habitantes. É a modalidade que mais cresce no Brasil.

Crédito: iStockO ensino a distância é uma boa opção para quem tem o tempo contado

Perfeito para quem tem a agenda corrida, o EAD permite que a grande maioria dos estudantes também trabalhe. Mas apesar de não ter uma grade de horário a ser seguida, o ensino a distância exige comprometimento, organização e disciplina do aluno.

Ainda tem dúvidas se vale a pena entrar nessa? O Trilha do Enem listou as vantagens do EAD e ao que você deve estar atento. Confira:

Vantagens 

  • Flexibilidade para estudar as disciplinas na hora que puder, favorecendo quem tem horário restrito.
  • A regulamentação estabelecida pelo MEC para funcionamento dos cursos EAD é igual ao de cursos presenciais. O diploma é o mesmo para ambos, e a qualidade do curso garante as mesmas oportunidades no mercado de trabalho.
  • Procure também pelos cursos semipresenciais, que conciliam as aulas teóricas online com aulas práticas em laboratórios, como no curso presencial.

Fique atento

  • Sem a obrigação de estar em sala de aula diariamente, é essencial que o aluno desenvolva disciplina e independência para acompanhar o curso, qualidades mais do que necessárias no mercado de trabalho moderno.
  • Procure instituições de ensino que possuam professores qualificados e disponíveis para tirar dúvidas.
  • Instituições de ensino com boa infraestrutura tecnológica também ajudam a desenvolver a capacidade de quem estuda a distância.

Depois de ponderar esses pontos sobre o ensino a distância, você que tem interesse em tirar nota máxima no Enem e no vestibular das melhores universidades do país, pode contar com uma ajuda preciosa. No Trilha do Enem você avalia seu nível e recebe um plano de estudos personalizado para estudar onde você estiver, pelo celular, tablet ou desktop. Clique aqui  e saiba mais.

Site | Facebook | YouTube

1 / 8
1
04:21
Weintraub usa o MEC para tentar tirar verbete da Wikipédia do ar
Uma matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, usou o peso …
2
01:46
Os erros de português mais absurdos do governo Bolsonaro
A língua portuguesa não é bem o forte da gestão Bolsonaro. Vários nomes importantes do governo já escorregaram no idioma …
3
02:13
O estilista que ensina de crochê em penitenciária masculina
O projeto Ponto Firme, criado pelo estilista Gustavo Silvestre, tem como objetivo transformar a vida de detentos de uma penitenciária …
4
03:24
1ª diretora trans de uma escola pública em São Paulo
Paula Beatriz de Souza é a 1ª diretora trans de uma escola pública em Sã Paulo. Ela superou preconceitos para …
5
27s
Maior Sarau do Mundo – Fabio Marabesi
Participe você também do projeto do Catraca Livre que quer montar o maior sarau virtual do mundo. Clique aqui e …
6
01:39
Maior Sarau do Mundo – Patrícia Gonçalves
Participe você também do projeto do Catraca Livre que quer montar o maior sarau virtual do mundo. Clique aqui e participe: …
7
31s
Maior Sarau do Mundo – Amanda Gedra
Participe você também do projeto do Catraca Livre que quer montar o maior sarau virtual do mundo. Clique aqui e …
8
57s
Maior Sarau do Mundo – Patrícia Gonçalves
Participe você também do projeto do Catraca Livre que quer montar o maior sarau virtual do mundo. Clique aqui e participe: …