Você sabe o que é um relacionamento abusivo?

Nesse tipo de relação predomina o excesso de poder de uma pessoa sobre a outra. Nem sempre existe agressão física: o enredo é complexo, envolvendo manipulações, humilhações e violências psicológica, financeira, patrimonial e sexual.

Um relacionamento abusivo não nasce de um dia para o outro; vai se construindo dia a dia e, quando a vítima se dá conta, passou a se anular, sempre em função do parceiro.

Conte pra gente com qual frase você se identifica mais e encontre a ajuda necessária mais próxima de você:

Acho que estou em um relacionamento abusivo

Fique atenta às mudanças de comportamento de seu companheiro ou familiar com você e converse com amigos e parentes sobre a questão. Além disso, que tal falar com outras mulheres que passaram por relacionamentos abusivos e tentar evitar que isso se torne a sua realidade?

Estou sendo agredida e preciso de orientação

Você precisa se preservar e, também, sair desse ciclo de violência o quanto antes. Aqui você vai encontrar iniciativas que vão te orientar a respeito de apoio jurídico e psicossocial.

Fui vítima de violência doméstica e quero recomeçar a minha vida

Precisa de ajuda para resgatar sua autoestima e sua independência financeira? Aqui temos indicações de programas que podem te orientar a se qualificar para buscar um trabalho, oferecer apoio psicológico, jurídico ou de assistência social.

Nossos apoiadores

  • Ministério Público do Estado de São Paulo
  • Delegacia de Defesa da Mulher de SP
  • ONG Mapa do Acolhimento
  • ONG Turma do Bem