Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Nesse tipo de relação predomina o excesso de poder de uma pessoa sobre a outra. Nem sempre existe agressão física: o enredo é complexo, envolvendo manipulações, humilhações e violências psicológica, financeira, patrimonial e sexual.
Um relacionamento abusivo não nasce de um dia para o outro; vai se construindo dia a dia e, quando a vítima se dá conta, passou a se anular, sempre em função do parceiro.
Conte pra gente com qual frase você se identifica mais e encontre a ajuda necessária mais próxima de você:
Fique atenta às mudanças de comportamento de seu companheiro ou familiar com você e converse com amigos e parentes sobre a questão. Além disso, que tal falar com outras mulheres que passaram por relacionamentos abusivos e tentar evitar que isso se torne a sua realidade?
Você precisa se preservar e, também, sair desse ciclo de violência o quanto antes. Aqui você vai encontrar iniciativas que vão te orientar a respeito de apoio jurídico e psicossocial.
Precisa de ajuda para resgatar sua autoestima e sua independência financeira? Aqui temos indicações de programas que podem te orientar a se qualificar para buscar um trabalho, oferecer apoio psicológico, jurídico ou de assistência social.