10 passos pra protestar sobre política sem perder a razão

 

O Brasil, nosso querido país tropical, passa por uma intensa crise e as redes sociais encontram-se em polvorosa com torcedores eleitores divididos entre a esquerda petralha, a direita coxinha e os apartidários em cima do muro(contém ironia). E as ruas refletem bem este clima, com pessoas até sendo agredidas por terem opiniões e visões políticas distintas.

Se o Estado não fosse laico, eu até diria que graças a Deus a ditadura faz parte do passado. Vale lembrar, aos que pedem a intervenção militar, que no período do militarismo nem mesmo discordar do governo era possível, senão, era cana, detenção e tortura na certa. Quase um “tiro, porrada e bomba”. Dizem que vivemos numa democracia, mesmo as vezes eu duvidando, mas o fato é que todos temos o direito de protestar, opinar e escolher em qual lado desejamos estar, mesmo que atualmente a vontade possa ser a de não estar de lado algum.

E se você vai protestar, é sempre bom lembrar de algumas regras fundamentais.

1- Política não é futebol: Este clima de Palmeiras contra Corinthians ou Fluminense versus Flamengo é inapropriado. Os gritos de fanatismo, as torcidas organizadas com suas cornetas e panelaços, o ímpeto de torcer/votar pelo melhor e querer ganhar as discussões à todo custo, nem que seja no chute, faz todo mundo perder. Ao invés de escolher um time, escolha uma ideologia.

2- Xingar a Presidente da República de “vagabunda, vaca, piranha” e afins faz de você um babaca: Toda vez que alguém faz isso, uma mãe morre de vergonha por achar que falhou na educação do seu filho. Mães, relaxem, a culpa não é de vocês. Quer xingar a presidente? Diga que ela é corrupta, que lhe falta capacidade administrativa ou tudo que possa ser relacionado ao cargo dela. Mas nada que possa ofendê-la como mulher será digno do seu protesto ou insatisfação.

3- Vai sair nas ruas pra protestar contra a corrupção?: Pergunte a você mesmo se já sonegou impostos, se tem usado carteirinha de estudante falsa ou até estacionado o carro em vagas para idosos ou deficientes físicos. A corrupção também está nesses pequenos(?) atos do dia-a-dia.

4- Vai sair nas ruas pra protestar contra a corrupção? Olhe para quem está em cima dos carros de som segurando o microfone: Não seja apenas a massa que faz volume nas avenidas. Protestar ao lado de fervorosos religiosos, homofóbicos ou políticos envolvidos até o pescoço em casos de corrupção faz com que você seja conivente com este tipo de comportamento.

5- Jamais incite ao ódio ou violência, seja física ou verbal: “Este político merece um tiro na cara”… “Deviam matar todos eles, um a um”… “Se falar que gosta do Aécio, eu dou porrada”… “Vou quebrar os dentes deste petralha”. Tudo isso faz de você um ser irracional, derrubando a tese de que todo ser humano é racional. O caminho natural da humanidade é evoluir e não retroceder.

6- O país não precisa de justiceiros, mas sim, de justiça: Lute para que as leis sejam cumpridas para TODOS. Um político cometeu um crime inconstitucional? Então ele tem que ser julgado, absolvido ou considerado culpado. E as penas podem variar em perda de cargo legislativo, suspensão dos direitos políticos, proibição de se recandidatar/reeleger ou até a prisão.

Clique aqui para continuar lendo.

 

Compartilhe:

Tags: #corrupcao
1 / 8
1
19:44
Copa feminina: Boletim da Tia Paulinha – Episódio 4
O Brasil encerrou a sua participação na Copa da França após um jogo disputadíssimo com as donas da casa. A …
2
03:16
‘Doutor Sono’, continuação de ‘O Iluminado’, vem por aí nos cinemas
Foram longos anos para termos, em livro, uma continuação da clássica obra de terror de Stephen King, “O Iluminado”. Em “Doutor …
3
05:41
Netflix: ‘Guerras do Brasil.doc’ põe em dúvida nosso caráter pacífico
"O Brasil é um país pacífico".  Depois de assistir a cada um dos cinco episódios da série documental da Netflix …
4
03:29
Maurício de Souza se emociona em première do filme da Turma da Mônica
O aguardado live-action da Turma da Mônica foi responsável por um fofíssimo episódio envolvendo seu criador, o quadrinista Maurício de …
5
05:00
Netflix: ‘Elisa y Marcela’ um amor à frente de seu tempo
Você já imaginou ser possível a Igreja Católica realizar um casamento entre duas mulheres na Espanha em 1901 e esse …
6
01:25
Obras de Cândido Portinari estão no ‘Google Arts and Culture’
Cinco mil obras do pintor Candido Portinari foram disponibilizadas de maneira digital pela plataforma Google Arts & Culture. Pra acessar é …
7
09:12
Copa feminina: Boletim da Tia Paulinha – Episódio 2
Cristiane meteu 3 nas redes jamaicanas e garantiu a vitória do Brasil no jogo de estreia na Copa do Mundo. Como …
8
04:32
‘Baseado em Fatos Raciais’ aborda maconha e preconceito na Netflix
Já imaginou uma aula de história, regada à jazz, rap, vinil e maconha? Gostou? Então assista ao documentário "Baseado em …