10 passos pra protestar sobre política sem perder a razão

Tags: #corrupcao

 

O Brasil, nosso querido país tropical, passa por uma intensa crise e as redes sociais encontram-se em polvorosa com torcedores eleitores divididos entre a esquerda petralha, a direita coxinha e os apartidários em cima do muro(contém ironia). E as ruas refletem bem este clima, com pessoas até sendo agredidas por terem opiniões e visões políticas distintas.

Se o Estado não fosse laico, eu até diria que graças a Deus a ditadura faz parte do passado. Vale lembrar, aos que pedem a intervenção militar, que no período do militarismo nem mesmo discordar do governo era possível, senão, era cana, detenção e tortura na certa. Quase um “tiro, porrada e bomba”. Dizem que vivemos numa democracia, mesmo as vezes eu duvidando, mas o fato é que todos temos o direito de protestar, opinar e escolher em qual lado desejamos estar, mesmo que atualmente a vontade possa ser a de não estar de lado algum.

E se você vai protestar, é sempre bom lembrar de algumas regras fundamentais.

1- Política não é futebol: Este clima de Palmeiras contra Corinthians ou Fluminense versus Flamengo é inapropriado. Os gritos de fanatismo, as torcidas organizadas com suas cornetas e panelaços, o ímpeto de torcer/votar pelo melhor e querer ganhar as discussões à todo custo, nem que seja no chute, faz todo mundo perder. Ao invés de escolher um time, escolha uma ideologia.

2- Xingar a Presidente da República de “vagabunda, vaca, piranha” e afins faz de você um babaca: Toda vez que alguém faz isso, uma mãe morre de vergonha por achar que falhou na educação do seu filho. Mães, relaxem, a culpa não é de vocês. Quer xingar a presidente? Diga que ela é corrupta, que lhe falta capacidade administrativa ou tudo que possa ser relacionado ao cargo dela. Mas nada que possa ofendê-la como mulher será digno do seu protesto ou insatisfação.

3- Vai sair nas ruas pra protestar contra a corrupção?: Pergunte a você mesmo se já sonegou impostos, se tem usado carteirinha de estudante falsa ou até estacionado o carro em vagas para idosos ou deficientes físicos. A corrupção também está nesses pequenos(?) atos do dia-a-dia.

4- Vai sair nas ruas pra protestar contra a corrupção? Olhe para quem está em cima dos carros de som segurando o microfone: Não seja apenas a massa que faz volume nas avenidas. Protestar ao lado de fervorosos religiosos, homofóbicos ou políticos envolvidos até o pescoço em casos de corrupção faz com que você seja conivente com este tipo de comportamento.

5- Jamais incite ao ódio ou violência, seja física ou verbal: “Este político merece um tiro na cara”… “Deviam matar todos eles, um a um”… “Se falar que gosta do Aécio, eu dou porrada”… “Vou quebrar os dentes deste petralha”. Tudo isso faz de você um ser irracional, derrubando a tese de que todo ser humano é racional. O caminho natural da humanidade é evoluir e não retroceder.

6- O país não precisa de justiceiros, mas sim, de justiça: Lute para que as leis sejam cumpridas para TODOS. Um político cometeu um crime inconstitucional? Então ele tem que ser julgado, absolvido ou considerado culpado. E as penas podem variar em perda de cargo legislativo, suspensão dos direitos políticos, proibição de se recandidatar/reeleger ou até a prisão.

Clique aqui para continuar lendo.

 

Compartilhe:

1 / 8
1
10:49
10 filmes e séries para você aproveitar no feriado
O feriado tá aí e pode rolar um tempo livre pra colocar as séries em dia. Pensando nisso, trouxemos uma lista …
2
03:59
Netflix: comédias românticas para se divertir e amar
Comédias fazem a gente se distrair, rir um bocado e também ajudam a explicar questões reais da vida de forma …
3
02:15
X-Men: Fênix Negra promete o fim da saga dos mutantes no cinema
Ambientado em 1992, X-Men: Fênix Negra estréia em Junho de 2019. No filme, o professor Charles Xavier (James McAvoy) está …
4
02:29
Novo trailer de Rei Leão bomba nas redes
O filme mais esperado da Disney para 2019 é O Rei Leão! A história já está no imaginário de todo …
5
02:20
Netflix: Verdades e mentiras sobre a monogamia
Monogamia ou poliamor? Parou prá pensar? Hoje damos 2 dicas para você assistir na Netflix que ajudam a refletir sobre esse …
6
02:22
Artemis Fowl: Disney traz um novo mundo da fantasia
Finalmente Artemis Fowl estréia nas telonas do cinema. Com lançamento previsto para Agosto de 2019, o filme é uma mistura …
7
03:21
Netflix, Google Play e Now: 9 ótimas dicas de filmes e séries
Quer ficar em casa e assistir a uma seleção de filmes de diversos temas para se divertir, aprender e se …
8
01:01
Adolescentes de Thalita Rebouças vão as telas com Maísa Silva
Baseado em um livro homônimo de Thalita Rebouças, “Ela Disse, ele disse” é mais uma adaptação do fenômeno por trás …