EM ALTA

‘A Fazenda’ usa blackface em quadro de humor e revolta web

O humorista Carioca apareceu no reality imitando Luiz Carlos, vocalista do grupo de pagode Raça Negra

Por: Redação
Ouça este conteúdo

Uma cena de blackface no reality “A Fazenda”, da RecordTV, causou polêmica nas redes sociais na noite desta quinta-feira, 15.   O humorista Márvio Lúcio, o Carioca, se caracterizou de negro, prática rechaçada por promover o racismo.

Segundo informações do colunista Fefito, do UOL, Carioca, apareceu imitando Luiz Carlos, vocalista do grupo de pagode Raça Negra.

blackface
Crédito: Reprodução/RecordTVO humorista Carioca faz blackface em paródia de Luiz Carlos, do Raça Negra, em “A Fazenda”

Caracterizado com cabelo crespo, maquiagem pesada e nariz mais avantajado, o humorista apareceu cantando um dos hits da banda para fazer referência a Luiza Ambiel, que se envolveu em confusão por causa dela.

Haveria mil maneiras de fazer graça com as queixas da atriz ao ouvir a canção, como a própria montagem com ela rodopiando que foi ao ar. A produção de “A Fazenda”, no entanto, achou por bem colocar Carioca no ar com a cara pintada.

Na manhã hoje, 16, o nome do humorista Carioca ainda estava entre os assuntos mais comentados do Twitter pela enxurrada de críticas que recebeu do público.

Confira abaixo a repercussão negativa do assunto:

Blackface

O blackface (do inglês, black, preto, e face, rosto) surgiu por volta de 1830, quando homens brancos se pintavam de preto de forma caricata para se apresentavam à aristocracia branca com o objetivo de satirizar a população negra.

Anos depois, a prática ganhou popularidade nos cinemas e televisão, como ferramenta de entretenimento cultural, ridicularizando ou negando papéis a artistas negros.

Deputada faz postagem racista

Compartilhe: