CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Argentino faz história ao registrar nascimento de Supernova

Sem querer, astrônomo amador  registrou explosão de estrela ao norte da Argentina, dando grande contribuição para os estudos sobre o tema

Por: Redação

Com informações do IG 

Nesta semana, a revista científica Nature divulgou um feito inédito alcançado pelo astrônomo amador Victor Buso, que há dois anos conseguiu registrar o nascimento de uma Supernova – fenômeno definido pelas violentas e explosivas mortes de grandes estrelas. O registro foi realizado em  setembro 2016 em Rosário, na Argentina.

O evento, ocorrido por acaso, já foi teorizado diversas vezes pela comunidade científica mundo afora. Mas esta foi a primeira vez, entretanto, que alguém conseguiu captá-lo no exato momento – considerado extremamente raro pelos cientistas: uma chance em um milhão.

Tudo aconteceu quando o argentino testava uma nova câmera em seu telescópio, mirando a galáxia espiral NGC 613, a 80 milhões de anos-luz, quando tirou várias fotografias aleatórias. Até que em um momento, percebeu um ponto brilhante diferente das outras imagens até então registradas.

Reprodução/Los Angeles Times
Momento captado por astrônomo amador ao norte da Argentina

A explosão, chamada de SN 2016gkg, a identificou como uma do tipo IIb, ou seja, resultante de uma classe de estrelas “incomuns” chamadas de Supergigantes Amarelas.

Para Melina Bersten, astrofísica no Instituto de Astrofísica de La Plata, a descoberta significa também um feito inédito, já que a explosão de uma estrela “solo” costuma ser de uma Supergigante Vermelha. A estrela original deveria ter cerca de 20 massas solares.

Com a fotografia,  os especialistas darão sequência ao estudo do fenômeno em busca de novas informações sobre  os determinados  eventos astronômicos.

Compartilhe:

1
Guia Negro entrevista Fabrício Boliveira: ‘A presença de negros na TV ainda é uma batalha’
O ator Fabrício Boliveira afirma que a presença de pessoas negras na televisão ainda é muito pequena e que o …
2
5 séries na Amazon e Netflix perfeitas para você maratonar com o mozão
Está cansado de acompanhar essa avalanche de notícias sobre o coronavírus? Então, separa aquele baldão de pipoca e aquela coberta …
3
Aprenda a fazer uma videochamada no WhatsApp
O distanciamento social que parte da população está fazendo as pessoas conversarem cada vez mais pelo celular. Chega mais que …
4
Jogos Olímpicos de Tóquio são adiados por conta do coronavírus
Os Jogos Olímpicos de Tóquio foram adiados por conta da pandemia de coronavírus. A decisão foi anunciada nesta terça-feira, 24, …
5
Coronavírus: serviços disponíveis para melhorar seus dias em casa
As TVs por assinatura e os serviços de streaming flexibilizaram seus pacotes e ampliaram a programação disponível para jovens, crianças …
6
Babu no BBB20: Precisamos falar sobre racismo
Os inúmeros episódios de racismo sofridos por Babu no BBB 20 estão dando o que falar. Segue com a gente …
7
Ronaldinho Gaúcho e a polêmica do passaporte falso no Paraguai
Dizer que Ronaldinho Gaúcho é o rei do rolê aleatório gera um total de zero novidades. Mas o bruxo resolveu …
8
Assédio de Pyong ganha destaque em paredão com Guilherme e Gizelly
Não faltou polêmica no paredão entre Guilherme, Pyong e Gizelly no Big Brother Brasil 20.Isso porque o paredão desta terça-feira, …