Artista reconstrói Exército de Terracotta para questionar machismo

Por: Catraca Livre

Em 1974, agricultores locais do distrito de Lintong, em Xi’an, na província de Shaanxi, na China, descobriram uma coleção de 7.000 esculturas de terracotta junto ao túmulo do imperador Qin Shi Huang, morto em aproximadamente 210-209 a.C. A finalidade da arte póstuma era proteger o governante chinês em sua ‘vida’ após a morte.

Agora, a artista francesa Prune Nourry recriou parte do Exército de Terracotta em uma versão feminina para protestar a preferência da China pelo sexo masculino. O nome da obra foi batizado de ‘Terracotta Daughters‘ (‘Filhas de Terracotta’, em português).

Do total do exército composto de mulheres, oito esculturas foram baseadas em personagens de meninas órfãos entre 10 e 13 anos. As fotos foram cedidas para a artista pela organização sem fins lucrativos The Children of Madaifu. Parte da renda da venda das esculturas da ‘Terracotta Daughters’ foi  revertida para a ONG.

A francesa afirmou ao jornal britânico The Huffington Post que um dos objetivos do projeto é mudar as mentes dos artistas chineses, muito dos quais, dedicam suas obras somente ao sexo masculino.

Via The Huffington Post