Calouros da FGV chamam a atenção de famosos e web discute privilégios

Alunos conseguiram fazer com que celebridades gravassem vídeos de apoio a eles em uma gincana, mas eles entenderam errado qual era a tarefa

Em uma gincana da FGV (Fundação Getúlio Vargas) de São Paulo, estudantes calouros conseguiram convencer políticos e celebridades (nacionais e internacionais) a gravaram um vídeo em apoio às turmas, mas tudo não passou de um mal entendido sobre as regras da competição por parte dos alunos.

A apresentadora Xuxa Meneghel, o humorista Fábio Porchat, o ex-juiz Sergio Moro, e até mesmo o deputado federal Rodrigo Maia (DEM), entre outras personalidades, entraram na brincadeira e gravaram seus vídeos e postaram nas redes sociais em apoio aos calouros da FGV.

Calouros da FGV recebem vídeos de apoio de celebridades e web discute sobre privilégios
Créditos: reprodução
Calouros da FGV recebem vídeos de apoio de celebridades e web discute sobre privilégios

O que os alunos não tinham entendido é que a gincana pedia que eles conseguissem vídeos de apoio de cinco alunos “celebridades” que fazem parte do conselho da faculdade, e que a turma que ganhasse mais contribuições desses conselheiros seria a vencedora da prova. Os calouros, então, pediram a ajuda de celebridades reais.

Em sua conta, a estudante Mariana Parik postou mensagens de apoio gravadas por políticos como Sérgio Moro, Rodrigo Maia, João Amoedo, Alexandre Frota, Arthur do Val e Marco Feliciano. “Para a turma de calouros da FGV. Turma AE4, façam um bom curso, estou apoiando vocês na gincana”, disse Sérgio Moro.

Apresentadores de TV como Xuxa, Angélica, Milton Neves, Otaviano Costa e Zeca Camargo, além de atletas e ex-atletas como Rubens Barrichello, Cafu, Luizão, Aloísio Chulapa e Falcão, também enviaram vídeos para a gincana.

Até mesmo personalidades da gringa, como o ator Adrian Grenier, que ficou conhecido no papel de Andy no filme “O Diabo Veste Prada”, e Ed O’Neill, que se notabilizou como Jay Pritchett na série “Modern Family”, gravaram vídeos de apoio aos calouros da FGV.

“Oi, todo mundo, meu nome é Ed O’neill, do programa Modern Family. Estou aqui para apoiar o time AE2 da GV”, disse o ator no vídeo.

Após a repercussão da gafe nas redes sociais, os internautas começaram a discutir sobre os privilégios que os alunos dessa faculdade têm e a influência deles por terem conseguido o apoio de tantas celebridades, e até mesmo de personalidades estrangeiras.

“Muito fofa toda a repercussão da gincana da FGV e seus famosos. Espero que durante a faculdade esses alunos possam ler Marx e Bourdieu pra compreender seus privilégios de classe e de capitais social e simbólico. Eles próprios já constituem um ótimo estudo de caso.”, escreveu Renan Quinalha.

“Pode rir do vídeo da FGV mesmo compreendendo os privilégios que ele escancara? Ou achar graça quer dizer que eu concorde? Saudades rir do ridículo dos ricos desse país.”, disse Ana Spoladore.

“E hoje, com esse episódio todo da FGV, aprendemos o que é capital social e como ele é uma fonte de privilégios conversível, portanto, em capital econômico (e reprodutor de desigualdade). E algo sobre a distribuição de plásticas de nariz no país”, disse André Vereta-Nahoum.