Cientistas descobrem planeta similar ao nosso em órbita vizinha

Um novo planeta foi encontrado em um sistema vizinho a Via Láctea
Créditos: Getty Images
Um novo planeta foi encontrado em um sistema vizinho a Via Láctea

Na ficção científica “A Outra Terra”, a humanidade descobre uma nova Terra com os mesmos habitantes vivendo uma realidade alternativa. Nesta quarta-feira, 19, cientistas revelaram terem descoberto um novo planeta com características similares a Terra em uma órbita vizinha à nossa.

A descoberta foi revelada pela revista científica Nature. Segundo a publicação, o novo planeta é rochoso como a Terra e possui dimensões 40% maiores, estando localizado a 39 anos-luz do Sol.

De acordo com os cientistas, o planeta está na “zona habitável” da estrela LHS 1140, o que caracterizaria a possibilidade dele ter condições necessárias para a existência de água em estado líquido. A água é um critério fundamental para a existência de vida em um planeta.

O novo planeta foi batizado de “a nova super-Terra” e possui uma massa 6,6 vezes maior do que a do nosso planeta. Embora esteja localizado a 39 anos-luz do nosso Sol, a estrela LHS 1140 é considerada “vizinha” a Via Láctea, que abrange cerca de 100 mil anos-luz.

“É o exoplaneta mais emocionante que vi na última década. Dificilmente poderíamos esperar um alvo melhor para realizar uma das maiores buscas da ciência: evidências de vida fora da Terra”, afirmou à publicação Jason Dittmann, um dos autores do estudo e membro do Centro Smithsonian de Astrofísica, em Cambridge (Estados Unidos).

  • Leia mais: