Conheça três marcas que se preocupam quesito social e ecológico

A responsabilidade social e sustentável de uma empresa tem um peso de 41% nas avaliações dos consumidores sobre a reputação de uma corporação. É o que revela um estudo realizado pelo Reputation Institute entre janeiro e fevereiro de 2013.

Conheça três marcas que se preocupam com o quesito social e de sustentabilidade corporativa:

Krochet Kids

Os norte-americanos Kohl Crecelius, Stewart Ramsey e Travis Hartanov queriam fazer algo significativo com suas vidas. Habilidosos com as técnicas de crochê e tricô, atualmente, a loja fundada em 2009, especializada em produzir à mão peças roupas para o frio e decorações para casa, é uma instituição de caridade.

Hoje, a Krochet Kids Internacional já tirou aproximadamente mais de 400 pessoas da pobreza, empregando cerca de 120 mulheres na Uganda, África. Nos produtos fabricados, os artesões tem o direito de assinar seus nomes nas etiquetas das peças a serem vendidas. Recentemente a marca deu início ao mesmo trabalho no Peru.

La Cabaña de Alta Costura Misericordia

A história da loja, fabricante de moda, começa em 2003, quando o fundador da loja e artista norte-americano Aurelyn, viajou o mundo em busca de novas culturas e inspirações artísticas.

Após se encantar com o Peru durante uma de suas viagens, ele decidiu inaugurar um dos seus milhares de projetos na capital do país, Lima. Aurelyen e seu sócio Mathieu Reaumax reuniram um grupo de trabalhadores e lançaram um desafio: iniciar um projeto local que combina a criação artística e o compromisso social.

Hoje, uma equipe de 45 homens e mulheres de artesões peruanos, das mais variadas idades (19 a 55 anos), tem a chance de mostrar suas habilidades, sob as orientações de Aurelyen, na confecção dos produtos manufaturados da loja que, variam desde pequenos acessórios, até jaquetas, calças, camisas e camisetas, todos estilizados e com um toque artístico.

Toms

Em uma viagem à Argentina em 2006, o norte-americano e fundador da empresa Toms, Blake Mycoskie, impressionou-se com a pobreza e as condições de higiene das crianças locais que, quase sempre, andavam descalças.

Ao se familiarizar  com as alpargatas utilizadas pelos argentinos, achou que poderia amenizar a situação das comunidades carentes do país,  caso produzisse o sapato. E foi assim, que surgiu o projeto Toms: One for One: para cada um calçado vendido outro igual é doado para uma criança em situação de extrema pobreza.

Em 2007, primeiro ano de prática da ação social, foram comercializados 10 mil pares, todos distribuídos, inicialmente, as comunidades carentes da Argentina. Hoje, o projeto Toms: One for One, atua em países do mundo inteiro.

No total, a empresa já distribuiu mais de 10 milhões de sapatos. Além de alpargatas, a marca expandiu e hoje produz outros tipos de calçados e óculos de sol.

Parte da renda dos óculos, ajuda a melhorar as condições de crianças e adultos com problemas de visão em parceria com a Seva Foundation, uma ONG que presta serviços médicos voluntários na área de oftalmologia para pessoas carentes.