Dias Toffoli derruba censura contra Porta dos Fundos

Ministro alegou que é preciso ‘acalmar os ânimos’

Nesta quinta-feira, 9, Dias Toffoli derrubou a censura imposta pelo desembargador Benedicto Abicair, da 6.ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro ao Porta dos Fundos.

Netflix vai ao STF para manter vídeo do Porta dos Fundos no ar
Créditos: Divulgação
Netflix vai ao STF para manter vídeo do Porta dos Fundos no ar

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) atendeu ao pedido da Netflix alegando que a decisão servirá para “acalmar ânimos”, segundo o jornal O Estado de S. Paulo.

O desembargador havia determinado a retirada do ar de um especial de fim de ano do grupo humorístico que retrata Jesus Cristo como um homossexual. Na trama, Jesus se envolve com Lúcifer e Maria trai José com Deus.

Juiz que censurou Porta dos Fundos absolveu Bolsonaro em ação

A repercussão gerou polêmica e um atentado contra a sede da produtora do Porta dos Fundos, no bairro de Humaitá, na zona sul do Rio de Janeiro.

A Netflix alegou que a decisão do TJ do Rio “tem efeito equivalente ao da bomba utilizada no atentado terrorista à sede do Porta dos Fundos: silencia por meio do medo e da intimidação”.

Ainda de acordo com a publicação, a plataforma informou o STF que não seleciona o conteúdo a ser assistido por seus assinantes, mas “se limita a disponibilizar os mais diversos temas, assuntos e gêneros para que os usuários livremente optem pelo que desejem assistir, concedendo-lhes total liberdade de escolha”.

A empresa ressaltou que o vídeo do grupo humorístico já possui classificação indicativa para maiores de 18 anos e é “indexado como sátira, comédia e humor ácido”.