Festival oferece teste para analisar qualidade das drogas

Secret Garden Party é um festival de música e arte que tem duração de quatro dias na Inglaterra, em Cambridgeshire. E para aguentar tantas horas de empolgação, haja energia!

Freddie Fellowes, que criou esta festa há 12 anos, se viu preocupado recentemente com o alto índice de pessoas que passavam mal e saim do seu festival dentro de ambulâncias. E por incrível que possa parecer, substâncias ilícitas como LSD, MDMA, quetamina e cocaína não eram as grandes responsáveis por isso, mas sim, outras drogas ainda mais nocivas que acabavam sendo misturadas a elas e vendidas posteriormente pelos traficantes.

Galera curtindo o festival desta edição

Foi aí que Freddie resolveu tomar uma medida de redução de danos: oferecer testes gratuitos dentro da Secret Garden Party para que os usuários testassem a pureza (ou impureza) dos psicotrópicos que haviam adquirido. “Cerca de um quarto das pessoas que trouxeram suas drogas para testes, em seguida, acabaram nos pedindo para jogá-las fora ao descobrirem o quanto elas eram impuras e extremamente perigosas. No final, acabamos tirando de circulação estas bombas-relógio que poderiam explodir a qualquer momento”.

O resultado acabou sendo surpreendente e, nesta edição, os casos de pessoas que passaram mal diminuíram drasticamente. Depois disso, em vez de apenas tentarem coibir o uso de substâncias ilícitas, outros festivais de música já estão planejando adotarem este tipo de iniciativa. “A grande questão é: ‘Você está tomando LSD ou apenas veneno para rato?’. Cuidado, sempre vale a pena avaliar isso. E que fique claro, apenas estamos tentando reduzir os danos já que a proibição nunca foi eficiente”, finalizou o organizador do festival.

Por Felippe Canale

Jornalista parceiro da Catraca Livre