Últimas notícias:

Loading...

Meghan Markle fala de George Floyd em discurso contra racismo

"Errado é não dizer nada", afirma a duquesa de Sussex

Por: Redação

A atriz e duquesa Meghan Markle falou sobre a morte de George Floyd em discurso contra racismo, em um vídeo que gravou para a formatura de um grupo de estudantes de sua antiga escola, a Immaculate Heart, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

meghan markle george floyd racismo
Crédito: Reprodução/InstagramMeghan Markle fala de George Floyd em discurso contra racismo

“Eu não tinha certeza do que poderia falar a você. Eu queria dizer a coisa certa, e fiquei bem nervosa que eu não conseguisse. E percebi que a única coisa errada a dizer é não dizer nada (…) Eu sinto muito, sinto muito que vocês tenham que crescer em um mundo onde isso ainda acontece”, afirmou a duquesa de Sussex.

“Nas últimas duas semanas planejei dizer algumas palavras a vocês para sua formatura e, como vimos na semana passada, o que está acontecendo em nosso país, no nosso estado e nossa cidade natal é absolutamente devastador”, disse Meghan, filha de uma afro-americana. “A primeira coisa que quero lhes dizer é que sinto muito, sinto muito por terem que crescer em um mundo em que isso ainda acontece”.

Meghan reafirmou que a vida de George Floyd importa “sssim como tantas outras pessoas, cujos nomes a gente sabe e aquelas cujos os nomes a gente não sabe”.

Casada com o príncipe Harry, Meghan contou as situações que ela vivenciou na adolescência, quando morou em Los Angeles (a duquesa voltou a viver na cidade americana em março), destacando uma série de protestos que aconteceram quando ela tinha cerca de 12 anos, também provocados por um “ato de racismo sem sentido”.

“Eu me lembro do toque de recolher e de voltar correndo para casa vendo cinzas caírem do céu, sentindo o cheiro de fumaça, vendo pessoas correndo de prédios com sacolas. Lembro de ver homens atrás de uma van segurando armas, de ver uma árvore completamente carbonizada. E essas memórias não vão embora”.

Meghan também falou que essa não é a graduação que os alunos imaginavam que teriam e recordou uma frase que ouviu de uma professora quando tinha em torno de 15 anos: “Sempre lembre de colocar a necessidade dos outros na frente de seus próprios medos” e terminou o vídeo parabenizando os estudantes e dizendo que tem orgulho deles. “Vocês estão equipados, prontos e nós precisamos de vocês. Estou muito ansiosa para ver o que vocês farão. Estou torcendo por vocês o tempo todo”.

Geroge Floyd morreu assassinado após um policial branco o asfixiá-lo ao ficar ajoelhado em seu pescoço por quase dez minutos. O caso ocorreu na cidade de Minneapolis, nos EUA e gerou um levante popular contra o racismo e a violência policial, por todo o país.

O policial que matou Floyd, Derek Chauvin, de 44 anos, foi demitido e acusado de homicídio. Os outros três oficiais envolvidos na ação também foram expulsos da corporação e serão acusados pela Procuradoria-geral de Minnesota por terem participado da ação e favorecido o assassinato.