Modelo transgênero rompe paradigmas da moda


Esse homem apareceu sem camisa na rede social do Facebook – exatamente com essa foto, apesar de não mostrar nada de sexualmente condenável. Mas foi vetada, proibida de circular na rede.

O que só é explicável pela indefinição de sua imagem, mostrando a mistura de gêneros. Daí a força dele, que usa sua força para combater preconceitos.

Quando o sérvio Andrej Pejic surgiu no mundo da moda em 2010 chamou a atenção de estilistas, da imprensa e do público por sua androginia. Essa versatilidade o fez ser protagonista de campanhas de ambos os sexos, como das grifes Marc Jacobs e Jean Paul Gaultier.

No início desse ano, o modelo decidiu fazer a cirurgia de redesignação sexual e assumir definitivamente a identidade feminina, mudando seu nome para Andreja. Acima, as imagens de sua campanha de maquiagem para a Make Up Forever.

Desde pequena ela já se sentia incomodada com o corpo masculino e pensava em realizar a cirurgia, que foi adiada durante algum tempo. Assim que o procedimento foi feito, a modelo resolveu compartilhar sua história com o mundo, pois acredita que tem uma “responsabilidade social”, como relata em entrevista à revista People.

Agora, Andreja deseja se tornar uma ativista pelos direitos dos transexuais e romper com os paradigmas ainda existentes no mundo da moda. Ainda na entrevista, ela diz que agora está se sentindo renovada e confortável com seu próprio corpo e que sua carreira terá que se encaixar em torno dessa mudança.

Em seus perfis nas redes sociais, a modelo agradeceu o apoio dos fãs e escreveu algumas mensagens a eles.

Veja mais fotos de Andreja: