Netflix: ‘Baseado em Fatos Raciais’, maconha e preconceito

Por: Jacqueline Cordeiro | Comunicar erro

Já imaginou uma aula de história, regada à jazz, rap, vinil e maconha? Gostou? Então assista ao documentário “Baseado em Fatos Raciais” na Netflix.

Crédito: Reprodução/ Netflix 

O título em português já aponta o tema principal: como a erva se tornou parte de uma campanha política de demonização baseada em preconceitos raciais contra a população negra e latina nos Estados Unidos.

Quem dirige e narra o documentário é Fab 5 Freddy, grafiteiro que fez parte do grupo histórico “Fabulous 5”, cineasta, rapper e pioneiro do hip hop.

Crédito: Reprodução / Netflix 

Fab 5 vai traçando uma linha do tempo fazendo a conexão da maconha com a história da música americana, partindo do jazz e chegando no rap.

Através da narrativa e de depoimentos de artistas, ativistas e de famílias afetadas por injustiças, vamos percebendo a lógica perversa que foi construída ao redor da maconha para associá-la à cultura negra e latina com o intuito de demonizá-las e criminalizá-las.

Foram sucessivos governos cometendo injustiças, promovendo mortes e prisões. Imagine ficar preso por anos pelo porte de um cigarro de maconha.

No filme conhecemos o ponto de vista de figuras como Snoop Dogg, B-Real e Sen Dog do Cypress Hill, Darryl DMC, Damian Marley. O tema, que é bem pesado, tem seus momentos mais suaves onde se aprendem curiosidades do mundo da música e sobre história em geral e acompanhamos o entendimento do potencial de cura que a erva tem e a progressiva queda dos preconceitos no mundo todo dando lugar a conceitos científicos.

Crédito: Reprodução / Netflix 

Chegando ao momento atual o filme aponta que 36 estados americanos já se utilizam da maconha, de forma legal, com fins medicinais e 10 de maneira recreativa. A legalidade criou uma nova  indústria e muita gente agora ganha dinheiro com isso.

Crédito: Foto: PixabayCultivo legalizado da maconha

Depois que milhões de vidas foram destruídas nessa “guerra contra as drogas” a maconha vira negócio e é aceita. A pergunta que vem a seguir é: por que a maconha, um dia, foi proibida mesmo?

“Baseado em Fatos Raciais” propõe uma reflexão extremamente importante: mesmo com o comércio legalizado da maconha, a vida da população negra continuará afetada pelo preconceito e estigmatização construídos cruelmente pelo racismo criminoso.

O movimento em favor da legalização da maconha no mundo é uma realidade irreversível.

Cabe a nós buscar informação segura, científica e entender quais os verdadeiros riscos e benefícios em cada caso. O que pode ser bom para você, talvez nao seja bom para mim, mas conhecimento é certamente bom para todos.

Autor: Jacqueline Cordeiro

1 / 8
1
03:16
‘Doutor Sono’, continuação de ‘O Iluminado’, vem por aí nos cinemas
Foram longos anos para termos, em livro, uma continuação da clássica obra de terror de Stephen King, “O Iluminado”. Em “Doutor …
2
05:41
Netflix: ‘Guerras do Brasil.doc’ põe em dúvida nosso caráter pacífico
"O Brasil é um país pacífico".  Depois de assistir a cada um dos cinco episódios da série documental da Netflix …
3
03:29
Maurício de Souza se emociona em première do filme da Turma da Mônica
O aguardado live-action da Turma da Mônica foi responsável por um fofíssimo episódio envolvendo seu criador, o quadrinista Maurício de …
4
05:00
Netflix: ‘Elisa y Marcela’ um amor à frente de seu tempo
Você já imaginou ser possível a Igreja Católica realizar um casamento entre duas mulheres na Espanha em 1901 e esse …
5
01:25
Obras de Cândido Portinari estão no ‘Google Arts and Culture’
Cinco mil obras do pintor Candido Portinari foram disponibilizadas de maneira digital pela plataforma Google Arts & Culture. Pra acessar é …
6
09:12
Copa feminina: Boletim da Tia Paulinha – Episódio 2
Cristiane meteu 3 nas redes jamaicanas e garantiu a vitória do Brasil no jogo de estreia na Copa do Mundo. Como …
7
04:32
‘Baseado em Fatos Raciais’ aborda maconha e preconceito na Netflix
Já imaginou uma aula de história, regada à jazz, rap, vinil e maconha? Gostou? Então assista ao documentário "Baseado em …
8
03:25
Trailer de La Casa de Papel dá pistas sobre a 3ª temporada
Os fãs de La Casa de Papel aguardam ansiosos pela estreia da 3ª temporada da série. Mas depois do novo …