Netflix: Snowden e os segredos que abalaram o mundo

Você se lembra desse nome: Eduard Snowden?

Foi em 2013 que esse jovem patriota ficou famoso ao  revelar ao mundo detalhes de programas secretos que faziam parte do sistema de vigilância global da Agência de Segurança Nacional Americana.

Ele reuniu provas e denunciou um esquema de espinonagem implantado por esses programas a partir de serviços de internet, em todo mundo, como Gmail, YouTube, Skype.

O alcance dessa espionagem estaria muito além da questão da segurança nacional.  Na verdade estaria a serviço dos interesses de poder e domínio dos Estados Unidos da América.

A história é tão mirabolante que nem parece que aconteceu de verdade. Por isso a nossa dica para você é o filme “Snowden: Herói ou Traidor” de 2016, com direção de Oliver Stone, disponível na Netflix.

O filme mostra Snowden desde sua tenra juventude, quando se alistou no Exército dos Estados Unidos como um soldado das Forças Especiais e acreditava, sem questionar, em todas as informações e posturas do governo americano.

Até o momento que ele descobre que está sendo enganado e usado pelo sistema e decide que tem o dever de trazer à tona a verdade, mantendo-se fiel aos seus princípios. Daí a pergunta do título: herói ou traidor?

As revelações abalaram as relações diplomáticas no mundo trazendo à tona fatos como monitoramento de conversas de governantes em países da América  Latina – a presidente Dilma Roussef e seus principais assessores foram algumas dessas vítimas  – e intromissões em assuntos como petróleo e produção de energia.

Outros filmes que voê pode assistir para saber mais sobre o caso de Snowden são:

1. “Citizenfour”, vencedor do Oscar 2015 de Melhor Documentário, disponível gratuitamente na internet, somente em Inglês, aqui: “Citizenfour”

2. “Edward Snowden: O Outro Lado”, que mostra a vida dele atualmente em Moscou, onde se refugiuou, disponível na Philos TV, pela VIVO e NET.

Depois desses filmes, seus aparelhos eletrônicos não lhe parecerão mais simples ferramentas de comunicação: você sempre terá a suspeita que pode haver um “Big Brother” ouvindo, lendo e vendo todas as suas ações.