Netflix: Snowden e os segredos que abalaram o mundo

Por: Jacqueline Cordeiro | Comunicar erro

Você se lembra desse nome: Eduard Snowden?

Foi em 2013 que esse jovem patriota ficou famoso ao  revelar ao mundo detalhes de programas secretos que faziam parte do sistema de vigilância global da Agência de Segurança Nacional Americana.

Ele reuniu provas e denunciou um esquema de espinonagem implantado por esses programas a partir de serviços de internet, em todo mundo, como Gmail, YouTube, Skype.

O alcance dessa espionagem estaria muito além da questão da segurança nacional.  Na verdade estaria a serviço dos interesses de poder e domínio dos Estados Unidos da América.

A história é tão mirabolante que nem parece que aconteceu de verdade. Por isso a nossa dica para você é o filme “Snowden: Herói ou Traidor” de 2016, com direção de Oliver Stone, disponível na Netflix.

O filme mostra Snowden desde sua tenra juventude, quando se alistou no Exército dos Estados Unidos como um soldado das Forças Especiais e acreditava, sem questionar, em todas as informações e posturas do governo americano.

Até o momento que ele descobre que está sendo enganado e usado pelo sistema e decide que tem o dever de trazer à tona a verdade, mantendo-se fiel aos seus princípios. Daí a pergunta do título: herói ou traidor?

As revelações abalaram as relações diplomáticas no mundo trazendo à tona fatos como monitoramento de conversas de governantes em países da América  Latina – a presidente Dilma Roussef e seus principais assessores foram algumas dessas vítimas  – e intromissões em assuntos como petróleo e produção de energia.

Outros filmes que voê pode assistir para saber mais sobre o caso de Snowden são:

1. “Citizenfour”, vencedor do Oscar 2015 de Melhor Documentário, disponível gratuitamente na internet, somente em Inglês, aqui: “Citizenfour”

2. “Edward Snowden: O Outro Lado”, que mostra a vida dele atualmente em Moscou, onde se refugiuou, disponível na Philos TV, pela VIVO e NET.

Depois desses filmes, seus aparelhos eletrônicos não lhe parecerão mais simples ferramentas de comunicação: você sempre terá a suspeita que pode haver um “Big Brother” ouvindo, lendo e vendo todas as suas ações.

Autor: Jacqueline Cordeiro

1 / 8
1
04:47
Entenda como o fogo na Amazônia virou uma crise internacional
O fogo que consome a Amazônia, maior floresta tropical do mundo, já representa 52,5% de todas as queimadas registradas no …
2
02:58
Como se prevenir de doenças
Você sabe o que são as doenças crônicas não transmissíveis? Hoje, a Dra. Aline Oliveira, médica de família, fala sobre ações …
3
03:13
Kinoplex: o cinema sem defeitos em São Paulo!
Quem disse que cinema de shopping é tudo igual? São Paulo acaba de ganhar um espaço exclusivo, com seis salas …
4
08:59
Vinicius Poit defende Salles como ministro do Meio Ambiente
O deputado federal Vinicius Poit (NOVO-SP) defendeu a permanência de Ricardo Salles como ministro do Meio Ambiente no Governo Bolsonaro. …
5
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
6
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
7
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
8
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …