Entreter

Páginas do Facebook enganaram todo mundo com ao vivo no espaço

Por: Redação | Comunicar erro

Há um ditado moderno que diz: “nem tudo na internet é real”. No caso de várias páginas do Facebook, como UNILAD, Viral USA e INTERESTINATE, elas enganaram milhões de pessoas com um “ao vivo” no espaço ontem (26). Entre aspas porque o vídeo não era em tempo real.

Os seguidores das páginas ficaram fascinados com os dois astronautas na Estação Espacial Internacional. A Viral USA, por exemplo, transmitiu o vídeo por três horas e ganhou mais de dois milhões de curtidas, 400 curtidas e 280 mil visualizações. A UNILAD até marcou a estação espacial no seu post.

Estranhamente, porém, ninguém marcou a NASA. A agência do governo americano sequer mencionou no seu site que tinha marcado um ao vivo especial para ontem. E, pior: segundo o site Mashable, o vídeo “ao vivo” transmitido pelas páginas era beeeeem parecido com uma expedição de 2013, feita pelos russos Oleg Kotov e Sergei Ryanzanski. Olha só a comparação:

O vídeo "ao vivo" de ontem
O vídeo “ao vivo” de ontem
O vídeo de 2013 dos astronautas russos
O vídeo de 2013 dos astronautas russos

Pois é… O vídeo não era falso a ponto de ser feito em cenário, então até podemos dizer que a publicação dessas páginas do Facebook eram meias-verdades. Mas fica a dica: a NASA está sempre fazendo streamings realmente em tempo real. É só ficar de olho no site e na página deles!

Compartilhe: