Últimas notícias:

Loading...

Galeria: Projeto fotográfico mapeia a moda de rua de uma geração

Por: Biah Percinoto

Parte da pesquisa Authentic Portrait, iniciada pela fotógrafa Bia Ferrer em 2009, “As cores do Mundo” é uma série fotográfica que registra pessoas comuns, com idades e personalidades diversas, com o objetivo de, por meio de suas vestimentas e aparência, identificar os signos culturais de uma época e de um lugar.

“Com uma câmera simples, de uso caseiro, preparo o modelo com algumas instruções que o desarma, incentivando a cumplicidade frente à câmera”, explica Bia, “Digo a eles: ‘Você tem três chances de se mostrar ao mundo!'”, finaliza.

Embora a escolha dos fotografados não seja direcionada a nenhuma padrão, a fotógrafa notou que existem elementos arquetípicos que, de alguma forma, classifica as pessoas em grupos urbanos. Com isso, ela passou a se questionar se os sinais de nossa biografia estão impressos em nosso corpo e se podemos realmente saber sobre uma pessoa se baseando somente pela sua aparência.

Fruto destes questionamentos acerca da antropologia urbana, nasceu o Authentic Portrait, pesquisa pessoal de Bia Ferrer, projeto de mapeamento visual de sua geração, que apresenta semelhanças e diferenças por meio de um olhar aguçado e sensível e pode vir a se tornar um documentário.

Compartilhe:

?>