CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Radialista é acusado de racismo após fala sobre cabelo de Marielle

"O que eu tenho visto de pessoas com o cabelo, aquele cabelo horroroso, feio, é um coque na cabeça", disse Rogério Mendelski

Por: Redação

O radialista Rogério Mendelski está sendo acusado de fazer comentários racistas sobre o cabelo da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), morta em março de 2018.

A polêmica ocorreu durante o programa ‘Bom Dia’, da Rádio Guaíba, na manhã desta quinta-feira, 7,  quando o radialista disse que tem visto muitas pessoas com o mesmo penteado de Marielle e definiu o estilo como “horroroso” e “feio”.

“Agora virou até moda o cabelo da Marielle. O que eu tenho visto de pessoas com o cabelo, aquele cabelo horroroso, feio, é um coque na cabeça”, disse Rogério Mendelski.

Crédito: Reprodução/YouTubeRogério Mendelski na apresentação do programa ‘Bom Dia’ desta quinta-feira – Reprodução

A fala foi interpretada pelos ouvintes como racista, chegando o nome do profissional a figurar entre os assuntos mais comentados do Twitter.

Outro lado

Em entrevista ao site Coletiva.net, Rogério Mendelski se defendeu e disse que seu “comentário foi interrompido por conta de uma entrevista que estava esperando com o ministro Onyx Lorenzoni” e que depois “o assunto não voltou mais”.

“Não gosto de coques. A Marielle, por exemplo, era muito mais bonita de cabelos soltos. É gosto pessoal”, afirmou o radialista.

Em nota ao UOL, a Rádio Guaíba disse que não “compactua e que repudia a declaração” do radialista.

“A Rádio Guaíba preza a pluralidade de ideias entre seus comentaristas e apresentadores, mas não aceita de forma alguma manifestações de conteúdo racista, homofóbico de xenofobia ou qualquer outra forma de discriminação”, diz o comunicado.

Marielle

A vereadora Marielle Franco (PSOL) foi morta a tiros no dia 14 de março de 2018, no bairro de Estácio, no Rio de Janeiro, junto com o motorista Anderson Gomes. A parlamentar estava voltando de um evento na Casa das Pretas, na Lapa, quando foi atingida por vários disparos.

O PM reformado Roni Lessa e o ex-policial Élcio Queiroz são apontados como os executores do crime, mas a motivação e os mandantes do crime ainda são desconhecidos.

Racismo é crime. Saiba como denunciar casos como esse:

Pela internet
Acesse o portal da Safernet e escolha o motivo da denúncia. É preciso enviar o link do site em que o crime foi cometido e descrever o  que ocorreu. Em seguida será gerado um número de protocolo para que o usuário acompanhe o processo.

Disque 100 
O Disque 100 é serviço do Governo Federal para receber denúncias de violações de direitos humanos e também aceita denúncias online de discriminação ocorrida em material escrito, imagens ou qualquer outro tipo de representação de ideias ou teorias racistas disseminadas pela internet.

Delegacias
A denúncia contra crime de racismo pode ser feita em delegacias comuns ou especializadas em crimes raciais e delitos de intolerância. Também existem delegacias especializadas em crimes cometidos em meio eletrônico, que podem ser acionadas em situações de injúria racial virtual. Saiba mais detalhes em como denunciar e o que fazer em caso de preconceito.

Compartilhe:

1
Guia Negro entrevista Fabrício Boliveira: ‘A presença de negros na TV ainda é uma batalha’
O ator Fabrício Boliveira afirma que a presença de pessoas negras na televisão ainda é muito pequena e que o …
2
5 séries na Amazon e Netflix perfeitas para você maratonar com o mozão
Está cansado de acompanhar essa avalanche de notícias sobre o coronavírus? Então, separa aquele baldão de pipoca e aquela coberta …
3
Aprenda a fazer uma videochamada no WhatsApp
O distanciamento social que parte da população está fazendo as pessoas conversarem cada vez mais pelo celular. Chega mais que …
4
Jogos Olímpicos de Tóquio são adiados por conta do coronavírus
Os Jogos Olímpicos de Tóquio foram adiados por conta da pandemia de coronavírus. A decisão foi anunciada nesta terça-feira, 24, …
5
Coronavírus: serviços disponíveis para melhorar seus dias em casa
As TVs por assinatura e os serviços de streaming flexibilizaram seus pacotes e ampliaram a programação disponível para jovens, crianças …
6
Babu no BBB20: Precisamos falar sobre racismo
Os inúmeros episódios de racismo sofridos por Babu no BBB 20 estão dando o que falar. Segue com a gente …
7
Ronaldinho Gaúcho e a polêmica do passaporte falso no Paraguai
Dizer que Ronaldinho Gaúcho é o rei do rolê aleatório gera um total de zero novidades. Mas o bruxo resolveu …
8
Assédio de Pyong ganha destaque em paredão com Guilherme e Gizelly
Não faltou polêmica no paredão entre Guilherme, Pyong e Gizelly no Big Brother Brasil 20.Isso porque o paredão desta terça-feira, …