Segunda na TV: Coppola, cinebiografia de Mandela e mais

Clássico assinado por Francis Ford Coppola, “Apocalipse Now”, tem exibição nesta segunda, 13, às 22h, no TCM
Clássico assinado por Francis Ford Coppola, “Apocalipse Now”, tem exibição nesta segunda, 13, às 22h, no TCM

Aqui no Cultura em Casa você acompanhará diariamente dicas de bons filmes que serão exibidos na TV aberta e paga. Juntamente com o serviço de cada produção (sinopse, horário e canal de exibição), mostraremos algumas curiosidades e conteúdos exclusivos relacionados aos filmes.

Vamos destacar filmes pop e de arte, campeões de bilheteria ou não, e mostrar que é possível consumir cultura cinematográfica no conforto de casa gastando pouco ou melhor: nada. Para estrear nossa lista diária indicamos hoje um clássico de Francis Ford Coppola, uma cinebiografia de Nelson Mandela e um longa italiano que aborda com humor questões ligadas à homossexualidade.

“Apocalipse Now”

Às 22h

Onde: TCM

Com Apocalypse Now, adaptação do livro Heart of Darkness, de Joseph Conrad, o diretor Francis Ford Coppola leva às telas toda a insanidade da guerra. Durante a guerra do Vietnã, o capitão Willard (Martin Sheen), enlouquecido, desaparece na selva do Camboja à procura do coronel Kurtz (Marlon Brando). Durante sua busca, o agente se depara com situações estarrecedoras e testemunha absurdos mostrados com dramaticidade, em uma odisséia muitas vezes surrealista que mostra a devastação e o horror da guerra. Em uma das cenas, helicópteros bombardeiam uma praia para desocupá-la, ao som de Cavalgadas das Valquírias, de Richard Wagner.

“Mandela: O Caminho da Liberdade”

Às 19h30

Onde: HBO Signature

Uma crônica que acompanha a trajetória de vida de Nelson Mandela desde sua infância em uma vila rural até a sua posse como o primeiro presidente democraticamente eleito da África do Sul.

“O Primeiro que Disse”

Às 00h30 (madrugada de segunda para terça)

Onde: TV Cultura

Tommaso pertence a tradicional família Cantones, proprietária de uma fábrica de massas no sul de Itália. Ele veio de Roma, onde almeja uma carreira de escritor, para uma reunião com todos. Seu irmão será anunciado como eleito para tocar os negócios da empresa e ele pretende aproveitar a ocasião para contar a todos sobre sua homossexualidade, mas Tommaso não contava que seu irmão Antônio tomaria a dianteira e arruinaria seus planos.