Susana Vieira: ‘Se a morte chegar, eu acho que vou esbofeteá-la’

A atriz quebrou o silêncio sobre a doença em entrevista ao Fantástico

Por: Redação
Susana Vieira
Crédito: Reprodução / TV GloboSusana Vieira revelou por que escondeu leucemia por três anos

Diante do vazamento da informação sobre seu diagnóstico de leucemia, a atriz Susana Vieira, de 76 anos, resolveu quebrar o silêncio em rede nacional. A entrevista sobre seu estado de saúde foi ao ar neste domingo, 18, no programa Fantástico, da TV Globo.

Em conversa com a jornalista Poliana Abritta, a global – que está em tratamento há 3 anos – garantiu que a doença está sob controle, mas que teve medo.

“Quando você fica doente, todos nós que somos produtivos, existe um medo de ficar dependente, de precisar de pessoas para te conduzir. Existe medo da solidão, do desemprego, existe a vergonha de você ficar doente. Tenho medo de morrer. Se a morte chegar, eu acho que vou esbofeteá-la”, disse a atriz sobre ter guardado o segredo por tanto tempo.

Susana relatou que, em 2016, foi orientada a procurar um especialista após um pré-operatório sair alterado. Foi nessa época que descobriu que tinha Leucemia Linfocítica Crônica, um tipo menos agressivo de câncer que não impede o crescimento de células saudáveis.

“Primeira pergunta que fiz para o médico foi, ‘Vou morrer quando?’. Ele disse, ‘ Você vai morrer sim, mas não necessariamente desta doença’. Segunda pergunta, ‘Vou perder meu cabelo?’. Pode parecer vulgaridade, mas não é: a gente é mulher e morrerá mulher, e cabelo é tão importante que só nós sabemos”, lembrou.

O médico disse que Susana conseguiria ter uma vida normal e teria que fazer quimioterapia apenas quando sua imunidade baixasse. “Eu estava gravando novela, e os médicos não sabem o que é isso. São 10 horas por dia de trabalho e com energia. Eu fiz a dona daquele morro e um ano inteiro daquele programa que me divertia, o ‘Vídeo Show’. Aquilo foi outra terapia. E depois fiz o seriado ‘Os Dias Eram Assim’, isso tudo com a doença.”

Em seu perfil no Instagram, Poliana Abrita agradeceu a confiança da atriz em se abrir com ela. “Você é especial, uma guerreira, inspiradora!”, escreveu.

Susana Vieira, que mantinha o tratamento em segredo, havia revelado estar com a doença durante uma gravação do programa Domingão do Faustão, que iria ao ar apenas em janeiro do ano que vem. No entanto, a informação vazou e foi adiantada ao público pelo colunista Leo Dias.

A veterana participava do quadro ‘Pizza do Faustão’ com Christiane Torloni, Ivete Sangalo e Paolla Oliveira, quando contou sobre a doença – que atinge as células sanguíneas.

Em suas redes sociais, Susana confirmou estar com leucemia e agradeceu o carinho dos fãs pela preocupação. “Gratidão por todo o amor e carinho que recebi de vocês hoje! Estou ótima e feliz”, escreveu.

De acordo com a colunista Patricia Kogut, do jornal O Globo, Susana falou sobre o apoio apoio que tem recebido de sua família durante os momentos críticos e de como seus cachorros têm lhe ajudado durante a recuperação da doença.

View this post on Instagram

Fim de tarde!!! Cansados de brincar com seus Kong! ????

A post shared by Susana Vieira (@susanavieiraoficial) on

Mesmo abalada pelo problema de saúde, Susana afirmou que vive uma rotina norma, sem neuma restrição ou alteração de agenda profissional e que até já aceitou convite para uma novela no ano que vem.

A atriz passou por sessões de quimioterapia, mas não perdeu os cabelos, pois atualmente há uma tecnologia chamada crioterapia, que permite que pacientes não mantenham os fios durante o tratamento.

Compartilhe: