Afinal, o que há na batata-doce para ser a ‘queridinha’ da vez?

Rica em carboidratos complexos, a batata-doce dá energia e, ao mesmo tempo, beneficia os músculos. Conheça outras propriedades desse alimento funcional

Por: Redação
Crédito: Laura Lisauskas/PixabaySaiba o que há na batata-doce para ser o alimento da vez

Ela virou a queridinha do pessoal mais saudável e se tornou até mesmo nome de canal do YouTube. Mas o que será que a batata-doce tem de tão especial para ganhar toda essa fama?

Uma das razões para o alto consumo entre atletas, por exemplo, é a quantidade de carboidratos — nutrientes disponíveis em maior quantidade nesse alimento.

Ao mesmo tempo, ela apresenta baixo índice glicêmico e, assim, consegue fornecer energia de forma mais saudável, já que a forma complexa desse carboidrato faz com que esse tubérculo libere glicose no sangue lentamente, sem estimular excessivamente a produção de insulina (hormônio relacionado ao aumento da fome e ao acúmulo de gorduras).

Daí para favorecer sua massa muscular e queimar gordura, é um pulo.

Nutritiva

Crédito: Xsandra/iStockSaiba o que há na batata-doce para ser a ‘queridinha’ da vez

Além do carboidrato, essencial para o organismo — e, em especial, para quem pratica exercícios –, a batata-doce é rica em fibras, vitamina A, vitamina C e antocianinas.

Se comparada à batata-inglesa, ela possui cinco vezes mais cálcio e o dobro de fibras. Ganha, ainda, em potássio.

As vitaminas A e C contribuem para a prevenção do câncer. Esse segundo tipo de vitamina também confere ao vegetal propriedades anti-inflamatórias.

Outros componentes, como vitamina B6, betacaroteno e manganês, ajudam a curar inflamações internas e externas. Já as fibras são bem conhecidas por prevenir problemas intestinais e estomacais, reduzindo o risco de úlceras.

Agora que você já sabe o que há de doce na batata-doce, não deixe de inclui-la em seu prato! E uma última dica: cozinhe com pouco sal e com a casca, para obter o máximo de benefícios desse superalimento.

Fontes: SPDM e Embrapa

Compartilhe: