Equilibre-se
Equilibre-se
Equilibre-se
Equilibre-se

Equilibre-se

Carnaval pode fazer mal ou bem à saúde: só depende de você

Dicas ajudam a aproveitar a folia desde já, com muita alegria e sem colocar a saúde em risco

Por: Redação
Crédito: Luis Fernandes/PexelsCarnaval pode fazer mal ou bem à saúde; só depende de você

Alegria faz bem ao corpo e à alma e isso ninguém discute. Se é assim, o Carnaval é o momento ideal para extravasar as emoções e se divertir até cansar. Mas é preciso tomar cuidado: folia sem responsabilidade pode trazer sérios riscos à saúde.

A primeira dica para a curtição não ir por água abaixo é se hidratar. A combinação do calor do verão, aglomerações e álcool podem prejudicar o corpo, e a água é o item que pode “calibrar” toda essa mistura e atenuar a ressaca. A garrafinha é tão indispensável quanto a fantasia.

Alterne a ingestão de bebida alcoólica com água. A cerveja, por exemplo, nos faz ir ao banheiro mais vezes. Para recuperar o líquido perdido, só tomando muita água. Sucos naturais e água de coco também ajudam.

Se você estiver ao ar livre, exposto ao sol e a altas temperaturas, redobre o consumo e beba uma garrafa de 500 ml por hora. O protetor solar, como sempre, é indispensável.

Crédito: Caio Resende/PexelsCarnaval pode fazer mal ou bem à saúde; só depende de você

Veja outras maneiras de evitar problemas durante o Carnaval:

Alimentação adequada

Nesta época, é comum acabarmos comendo alimentos com os quais não estamos acostumados. Exageros também podem acontecer. Então, a dica é revezar esses momentos com pratos leves e saudáveis, bem coloridos. Inclua verduras, legumes e frutas.

Os carboidratos — como pão, macarrão, batata e arroz — também são muito importantes para garantir aquela energia na hora da festa. Evite gorduras e frituras, que podem causar sensação de estômago pesado e moleza, além de outras complicações. Outro conselho é levar com você barrinhas de cereais, frutas ou castanhas e beber sucos naturais.

Condicionamento físico

Se você vai viajar no feriado ou vai curtir o Carnaval só mais para frente, dá tempo de caprichar nos exercícios, e principalmente, na atividade aeróbica. Isso vai dar um gás para aguentar o ritmo.

Beba com sabedoria

Como é quase impossível esperar que haja abstinência alcoólica no Carnaval, é preciso ser esperto na hora de beber. Não consuma álcool com o estômago vazio e intercale as bebidas com água.

A inesquecível ressaca

Antes de prometer que nunca mais vai beber na vida, siga alguns cuidados para enfrentar o momento da ressaca sem tanta sofrência. Em primeiro lugar, repouse. Assim, você conseguirá voltar à folia. Tomar líquidos, como água e suco de frutas, também é essencial para a recuperação.

Ao se alimentar, evite gordura e prefira carboidratos e alimentos leves, além de sopas e caldos. Não se esqueça das frutas e das verduras.

Por fim… a camisinha

Ela nunca pode ser deixada de lado. Só assim seu Carnaval terá um final feliz.

Fontes: Ministério da Saúde e Governo de São Paulo