Equilibre-se
Equilibre-se
Equilibre-se
Equilibre-se

Equilibre-se

Cogumelos são aliados de quem dispensa alimentos de origem animal

Fungos podem ser nutritivos ou perigosos à saúde; por isso, não colete nenhum antes de saber se é um tipo comestível

Por: Redação
Ouça este conteúdo
Crédito: Adege/PixabayCogumelos são aliados de quem dispensa alimentos de origem animal

Os cogumelos, como as leveduras, as trufas, os mofos e os bolores, pertencem ao reino Fungi. Para quem não consome alimentos de origem animal a boa notícia é que, além do sabor, eles são considerados excelentes fontes de vitamina D, característica que não é compartilhada pelo reino Vegetal (Plantae).

A importância nutricional dos cogumelos não se limita a uma “simples” vitamina. Esse alimento, com baixo teor calórico, apresenta fibras alimentares, alto teor de micronutrientes, como potássio e fósforo, e macronutrientes, como carboidratos e proteínas, servindo também para melhorar o funcionamento intestinal e cardíaco e para fortalecer o sistema imunológico.

Eles são ótimos complementos a uma dieta vegetariana.

Crédito: Jeferson Urias/PixabayCogumelos são aliados de quem dispensa alimentos de origem animal

A versatilidade dos pratos –salada, estrogonofe, hambúrguer, pizza, marinado, cru, omelete, macarrão– somada ao potencial nutritivo dessa iguaria arrasta um sem-número de apaixonados por todo o mundo.

O rei do reino

Depois de tantos pontos favoráveis, não é de se estranhar que os cogumelos também são famosos por suas características medicinais. O uso terapêutico desse alimento é conhecido há milênios.

Há diversas pesquisas sobre os efeitos nutricionais, medicinais e farmacológicos dos cogumelos. Os agaricales, ou cogumelos lamelados, são usados, com eficiência, na dieta de pacientes com câncer.

Crédito: ConnieMWT/PixabayCogumelos são aliados de quem dispensa alimentos de origem animal

Segundo artigo publicado na “Revista Brasileira de Cancerologia”, esses representantes do reino Fungi  apresentam “excelente eficácia” como suplementos dietéticos e, sintetizados e produzidos quimicamente pela indústria farmacêutica, podem ser utilizados como fármacos.

O reino dos reis

No Brasil, o cogumelo-de-paris é o mais consumido e conhecido há décadas, sendo o preferido em nossa culinária. O shiitake e o shimeji, apreciados mundialmente, foram introduzidos por aqui mais recentemente por meio, principalmente, da gastronomia asiática.

Em ambiente favorável e úmido, os cogumelos crescem abundantemente. As características necessárias para o seu cultivo são facilmente encontradas ou reproduzidas em um território continental como o brasileiro.

Além de adaptado ao clima tropical, o cultivo dos cogumelos pode ser realizado por sistemas ecologicamente corretos. Há os que se arriscam a produzir as suas próprias colônias em casas e apartamentos com bons resultados.

Crédito: JCGuimaraes/PixabayCogumelos são aliados de quem dispensa alimentos de origem animal

Apesar da natureza favorável à produção, o Brasil, ainda assim, tem uma demanda restrita devido ao custo desse alimento. A depender do seu sabor e de suas características nutricionais, teríamos grande cultivo de cogumelos no País.