Equilibre-se
Equilibre-se
Equilibre-se
Equilibre-se

Equilibre-se

Conheça diferentes tipos de massagem e escolha a sua preferida

Veja abaixo algumas das técnicas existentes e selecione a que mais tem a ver com você

Por: Redação
Crédito: Nico H./PixabayConheça diferentes tipos de massagem e escolha a sua preferida

Há quase 100 tipos diferentes de massagem, segundo a Abramc (Associação Brasileira de Massoterapia Clínica). Seria impossível reunir em um só texto toda essa variedade. Até a tecnologia já deu uma mãozinha na ampliação das formas de massagearmos o corpo.

Cada tipo é exclusivamente projetado para alcançar um objetivo específico. Abaixo, o Equilibre-se apresenta algumas das técnicas existentes, para que você possa escolher a que mais tenha a ver com você:

Liberação miofascial

É usada para relaxar e alongar os músculos, a fáscia (tecido de conexão) e estruturas relacionadas a partir de pressão suave. Massagistas e fisioterapeutas especializados usam essa técnica.

Massagem com pedras quentes

Para auxiliar e potencializar os efeitos da massagem, pode-se associá-la à termoterapia com pedras quentes, resultando em uma terapia alternativa para dor e desconforto. Para a realização das massagens, as pedras são previamente aquecidas e ungidas com óleo para o deslizamento pelo corpo.

Crédito: Heike Frohnhoff/PixabayMassagem com pedras quentes

Massagem craniossacral

Consiste em uma suave pressão na cabeça e na espinha para corrigir desequilíbrios e resgatar o fluxo do fluido cerebrospinal nessas regiões.

Massagem de acionamento

Os “pontos de acionamento” são áreas mais macias onde os músculos foram danificados. Nessa massagem, aplica-se pressão para aliviar espasmos e dores.

Massagem de aromaterapia

Muitos estudiosos acreditam que os óleos essenciais de plantas agem sobre o humor ao estimular duas estruturas profundas do cérebro, conhecidas por armazenar emoções e memória. Esses óleos são aplicados à pele para potencializar a cura e os efeitos relaxantes da massagem.

Crédito: Steve Buissinne/PixabayMassagem de aromaterapia

Massagem linfática

Uma das formas mais populares dessa técnica é a drenagem linfática manual, que drena o excesso de linfa – um fluido sem cor que ajuda no combate a infecções e doenças. Afagos suaves e rítmicos são usados para melhorar seu fluxo através do corpo.

Massagem sueca

Essa variedade promete melhorar o fluxo sanguíneo para o coração, remover dejetos de tecidos, alongar ligamentos e tendões e aliviar tensão física e emocional. É um conjunto de técnicas de afagos e pressão.

“Quick massage” (massagem na cadeira)

Massagistas alocados em empresas ou espaços públicos usam cadeiras especiais para realizar massagens rápidas sobre os membros superiores.

Reflexologia podal

Tratamento baseado na fisiopatologia (mecanismo das doenças) que identifica, previne e trata distúrbios e desequilíbrios emocionais por meio de estímulos por pressão nas terminações nervosas em pontos específicos dos pés. Esses estímulos percorrem o corpo até o cérebro, que passa a corrigir as enfermidades já instaladas.

Crédito: Ryan Hoyme/PixabayReflexologia podal

Rolfing

Essa técnica tem como meta realinhar o corpo de forma que conserve energia, libere tensão e funcione melhor. É feita a partir de pressão aplicada à fáscia para alongá-la, estendê-la e torná-la mais flexível.

Shiatsu

Bem conhecida, essa massagem é feita a partir da pressão suave com os dedos e as mãos em pontos específicos do corpo para aliviar dores e melhorar o fluxo de energia por meio de caminhos do corpo conhecidos como meridianos.

Crédito: Chiaravdberg/PixabayShiatsu

Toque compassivo

Essa variedade é voltada à melhoria da qualidade de vida de idosos, doentes ou pacientes terminais. É uma mistura de atenção individual, toque, massagem sensível e comunicação.

Toque integrativo

Também é dirigida a pacientes hospitalizados ou que estão em cuidados paliativos. É um tipo suave de massagem que usa técnicas leves e não circulatórias.

Fontes: Abramc e Unisul

Compartilhe: