Conheça os benefícios terapêuticos dos chás
Os benefícios de beber chá vão muito além de desfrutar de seus poderes calmantes. Há muitas pesquisas que mostram que a bebida pode realmente melhorar a saúde. A Ciência já descobriu, por exemplo, que os chás podem ajudar com doenças cardíacas e diabetes e contribuir para a perda de peso e redução do colesterol. Confira as razões para você adotar a bebida em seu dia a dia:
Protege os ossos
Os dados de estudos recentes em animais mostraram que o chá verde pode prevenir a perda óssea. Moringa, uma planta nativa do sul da Ásia, tem sido conhecida por suas propriedades medicinais e agora está se tornando rapidamente um superalimento. Com mais cálcio do que o leite, bem como ferro e vitamina A , o chá de moringa é uma excelente forma de ajudar a manter esses ossos fortes.
Impulsiona o sistema imunológico
O chá de manjericão é usado por praticantes de Ayurveda há séculos para ajudar a manter o sistema imunológico forte após lesões ou doenças. Isso é possível graças às suas propriedades antibacterianas, antifúngicas e anti-inflamatórias.
Risco menor de doenças cardiovasculares
Um estudo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) descobriu que o chá mate é capaz de diminuir o risco de doenças cardiovasculares. Testes feitos em voluntários que tomaram a infusão da erva três vezes ao dia por 20 dias apontaram um aumento significativo no perfil antioxidante pelo sangue dos participantes.
Reduz colesterol
O mesmo estudo da UFSC citado acima também observou que indivíduos com colesterol alto viram as taxas de LDL, a fração mais perigosa da molécula, cair depois de ingerir chá mate diariamente.
Alivia cólica menstrual
Com efeito antiespasmódico, o chá de capim-limão (capim-santo) tem poder de aliviar as dores de contrações das cólicas menstruais. O chá de gengibre também é indicado para esse fim por conta de sua ação anti-inflamatória.
Diminui estresse
Amantes do chá preto tem um bom motivo para ingeri-lo. Segundo um estudo feito pela University College London, o consumo regular da bebida ajuda a reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse.
Alivia o sistema digestivo
O chá de erva cidreira é indicado para ser ingerido após as refeições por pessoas que tem problemas digestivos. Além disso, a bebida ajuda a aliviar gases e tem o poder calmante, funcionando como se fosse um sedativo natural.
Apesar de todas essa vantagens terapêuticas, a nutricionista Jordana Cunha lembra que alguns chás também podem provocar outras reações inesperadas, como pressão baixa ou até hipertensão. “Por isso, é importante saber se determinado chá é indicado ou não para seu estado de saúde”, afirma. Além disso, a nutricionista recomenda manter a bebida em uma térmica e nunca reaquecer para que as propriedades não se percam.
Leia também:
Empresa oferece 300 bolsas de estudos em matemática para meninas