Evite dores na coluna vertebral com estes cuidados
Conhecer os problemas desta parte do corpo ajuda a entender os cuidados que precisamos ter no dia a dia

A coluna vertebral é tida como o centro do organismo e, assim, tem papel fundamental em nossa saúde. Um em cada cinco brasileiros adultos tem problemas de coluna, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Mas conhecer os problemas dessa parte do corpo nos ajuda a entender os cuidados que precisamos ter no dia a dia.
De acordo com o professor Luzimar Teixeira, doutor em educação física pela USP (Universidade de São Paulo), os exercícios posturais foram desenvolvidos, com técnicas especiais, a partir do século 19. Essas práticas, porém, parecem verdadeiras sessões de tortura nos dias de hoje.
No entanto, as técnicas foram se aperfeiçoando ao longo do tempo e hoje temos outros conhecimentos sobre nossa postura.
Principais alterações
Segundo o especialista, a estrutura corporal ergue-se nos seguintes pontos fundamentais: pés, bacia, ombros e cabeça. Os problemas no tronco, por sua vez, resultam em alterações respiratórias.
Musculatura tensa por estresse, vícios posturais e alimentação pobre em proteínas são algumas das causas de mudanças observadas na postura. As alterações podem ser as seguintes:
– Escoliose: desvio apresentado pela coluna no plano frontal, pode ser funcional ou estrutural;
– Cifose: aumento da curva posterior convexa da coluna, resulta em encurtamento da musculatura peitoral, cabeça projetada para frente e problemas respiratórios;
– Lordose: aumento na curva da região lombar, consiste na bacia exageradamente inclinada e barriga projetada para frente. Gera insuficiência muscular abdominal e glútea.

Contra a escoliose, o exercício mais indicado é a natação (especialmente as modalidades crawl e costas). A cifose também pode ser tratada por meio da natação, do alongamento peitoral e do fortalecimento da musculatura. Novamente, a natação é a atividade indicada no caso da lordose (modalidade costas), assim como alongamento, abdominais e fortalecimento dos glúteos.
Curiosidade
O salto alto não saía do pé das mulheres da década de 1950 e, ainda assim, um concurso elegia a “Miss Postura Correta”, que consistia em uma bateria de testes nas candidatas, inclusive um raio-X da coluna vertebral.

Especialistas avaliavam a estrutura corporal das candidatas e elegiam uma vencedora. A imagem acima retrata a edição realizada em Chicago (EUA) em 1956. Na ocasião, a campeão foi Louis Conway (ao centro). O segundo lugar ficou para Marianne Baba (à esquerda) e o terceiro, para Ruth Swenson (à direita).
Hoje, segundo o professor, podemos constatar que, para se obter a “boa postura”, são necessários estímulos motores e situações adequadas. É preciso, especialmente, tomar cuidado com as posições que adotamos ao usar o computador. Veja dicas valiosas nos vídeos preparados pela Catraca Livre.