Exercícios para a face reúnem até ioga facial; será que funciona?

Rosto humano é composto por mais de 50 músculos e 20 grupos musculares que costumam ser negligenciados no dia a dia

Por: Redação
Crédito: Reprodução/Instagram @faceyogamethodExercícios para a face reúnem até ioga facial; será que funciona?

Exercitamos o corpo para manter o vigor e a rigidez, mas existem grupos musculares que são geralmente esquecidos nos exercícios físicos: os do rosto. Por isso, terapeutas, fisioterapeutas e uma diversidade de profissionais de saúde têm mostrado a importância da ginástica facial, inspirada nas bases da ioga, para a manutenção natural do tônus.

A ioga, que já comprovou os seus benefícios para a elasticidade e para o tônus do corpo, é uma das técnicas populares adaptadas ao rosto. O método é semelhante ao isométrico, ou seja, a ideia é manter a expressão facial firme por alguns momentos, soltar e repetir a posição.

Meghan Markle, Maitê Proença, Margot Robbie e Kate Moss, entre outras famosas, acreditam que um dos benefícios dessa modalidade é manter a jovialidade sem apelar a intervenções cirúrgicas.

A ideia é exercitar grupos musculares para manter a face viçosa, pois os cosméticos atingem apenas as camadas superficiais.

No Instagram, o Face Yoga Method, de Fumiko Takatsu, com mais de 400 mil seguidores, apresenta diversos exercícios faciais que são fáceis de fazer e de acompanhar. Abaixo, veja uma série de exercícios para a bolsa dos olhos:

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·         Olhe para frente e relaxe sua testa;

·         Abra a boca, solte a mandíbula e faça uma forma de “O” pressionando o lábio superior contra os dentes;

·         Olhe para o teto em um ângulo de 45 graus e aperte os olhos por 10 segundos;

·         Feche os olhos e relaxe por alguns segundos;

·         Repita.

Em seu canal no YouTube, Maitê Proença, 62 anos, também costuma dar dicas de exercícios faciais. No vídeo abaixo, ela indica uma sequência de dez minutos. Veja:

Segundo a atriz, para começar, faça apenas 5 a 10 exercícios e, depois, aumente para duas sequências de 15 repetições para ganhar tônus.

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