Exercitar-se em meio à poluição pode equivaler a 10 cigarros

Saiba como praticar atividades físicas em locais poluídos sem prejudicar sua saúde

Por: Redação
Crédito: Pixabay/PexelsSaiba se proteger ao praticar exercícios em meio à poluição

Ao contrário do que imaginamos, os exercícios ao ar livre podem prejudicar alguns aspectos de nossa saúde, se não soubermos praticá-los da forma correta. Isso se deve, principalmente, à poluição.

Crises de doenças respiratórias como bronquite, asma e rinite alérgica podem ser desencadeadas durante a prática esportiva nesses ambientes. A grande quantidade de monóxido de carbono presente na atmosfera pode, ainda, causar irritação e vermelhidão nos olhos, irritação na garganta, cansaço e sensação de secura no nariz e na boca.

Esses sintomas são sentidos especialmente durante as atividades físicas, devido à respiração mais acelerada, necessária porque o corpo está usando um número maior de músculos — e eles precisam de mais oxigênio para o esporte.

Em vez de respirarmos pelas narinas, é normal que, nesse processo, o ar seja aspirado pela boca, sem nenhuma filtragem. “Essas partículas acabam sendo absorvidas pelo trato respiratório e impedem a absorção do oxigênio pelos tecidos”, explicam os especialistas da USP (Universidade de São Paulo) Guilherme Guimarães e Rafael Castro.

Crédito: Daniel Frank/PexelsSaiba se proteger ao praticar exercícios em meio à poluição

A longo prazo, os poluentes processados durante as atividades podem gerar hipertensão, arritmias e até infarto.

Segundo os pesquisadores, se alguém se exercitar intensamente por 30 minutos em um local com grande fluxo de veículos, o ar respirado será equivalente ao consumo de dez cigarros ao fim da atividade.

Cuidados

Mas, por causa disso, não é necessário desistir dos exercícios físicos se você mora em uma grande metrópole ou gosta de praticá-los ao ar livre. Tente seguir os seguintes conselhos:

– Antes de iniciar qualquer atividade, procure um educador físico e um cardiologista, para que uma avaliação clínica seja feita e os exercícios sejam adequados às suas necessidades;

– Evite a prática das atividades físicas entre 7h e 10h e entre 17h e 20h, especialmente perto de vias de grande movimento de veículos;

– Procure ruas e avenidas mais arborizadas. Assim, a atividade se tornará mais agradável e menos cansativa;

– Se possível, mantenha uma distância de pelo menos 100 metros dos locais de grande fluxo;

– Tome água durante toda a prática, aliviando os sintomas de secura na boca e na garganta.

Fonte: Cepe-USP

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