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Nutricionista ensina 5 dicas para se recuperar das Festas

Você se alimentou mal no fim de ano? Especialista orienta a tomar alguns cuidados com a saúde sem fazer dieta

Por: Redação
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Nutricionista ensina 5 dicas para se recuperar das Festas

Se você andou exagerando na comida ou bebendo demais nas Festas, saiba que é possível recuperar sua saúde sem fazer dieta. A nutricionista Viviane Gomes ensina cinco dicas para o começo do ano e, de quebra, apresenta duas receitas de sucos detox.


1- Sem jejum

A primeira dica da especialista, que atua no hospital San Gennaro, talvez seja a mais importante: não cometa restrições muito drásticas e exageradas, como jejuns, para compensar o que foi consumido anteriormente;

2- Leveza

“Opte, nas refeições principais [desjejum, almoço e jantar], por alimentos mais leves”, indica a nutricionista, sugerindo também a diminuição do consumo de itens que não fazem tão bem à saúde, como gorduras. É importante, também, porcionar adequadamente as refeições, evitando os famosos “pratos-montanha”;

3- Cores

Viviane recomenda manter a diversidade –ou seja, é preciso comer legumes, hortaliças e frutas. Ela lembra: quanto mais colorido o prato, mais saudável ele é;

4- Frutas e sementes

Um bom conselho é privilegiar frutas e sementes oleaginosas, como nozes e castanhas. “Mas atenção às quantidades: não exagere”, alerta a especialista. Equilíbrio é tudo!;

5- Hidratação

Nunca é demais lembrar: consuma água durante o dia para se manter hidratado e limpar o organismo.


“Não temos como nos recuperarmos desses exageros sem reeducação alimentar”, acredita a nutricionista. Para ela, essa melhora da qualidade alimentar é sempre mais indicada com o acompanhamento de um profissional especializado, assim como o estabelecimento de uma rotina de atividades físicas.

Viviane conclui que é normal deixar um pouco de lado uma rotina mais saudável nessa época do ano. “Acabamos cometendo alguns deslizes, que são aceitáveis”, diz. Ela também ensina duas receitas de sucos detox que podem ajudar nesse começo de ano:

Nutricionista ensina 5 dicas para se recuperar das Festas

Receita 1

– 1 fatia de abacaxi (média)

– 5 folhas de hortelã

– 2 rodelas de gengibre (médias)

– 2 rodelas de cenoura (médias)

– 1 copo de água gelada

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e consuma imediatamente.

Receita 2

– 1 castanha-do-pará (média)

– 1 maçã com casca (pequena)

– 1 folha de couve

– 2 rodelas de pepino (médias)

– 2 galhos de salsinha

– Suco de 1 limão

– 1 copo de água de coco

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e consuma imediatamente.

Qualidades das bebidas

“O suco detox traz vários benefícios à saúde, produzindo efeitos metabólicos e fisiológicos, agindo como antioxidante e diminuindo o envelhecimento precoce da pele”, afirma Viviane. Segundo ela, as receitas são ricas em fibras, vitaminas e minerais, além de hidratantes e desintoxicantes.

Há, ainda, a vantagem de ajudar a eliminar o excesso de líquido que retemos, diminuindo o inchaço. “Devido às fibras que o suco contém, ajuda na regulação do intestino e, com isso, melhora seu funcionamento”, explica a especialista, citando o fortalecimento do sistema imunológico, da disposição e da qualidade do sono.

Nutricionista ensina 5 dicas para se recuperar das Festas

Além das receitas descritas acima, é aconselhável variar nos ingredientes, para que o paladar não “enjoe” do sabor, variando também o consumo de nutrientes. Viviane dá a seguinte ideia: “Monte kits com as frutas e hortaliças já higienizadas em embalagens e congele”. Consuma de imediato após o preparo, para manter vitaminas e minerais que, com o passar do tempo, se perdem.

Esses sucos podem ser tomados a qualquer momento, mas o melhor momento é ao acordar. “O melhor horário para a ingestão é pela manhã, pois a absorção dos nutrientes é mais favorável, já que o estômago se encontra vazio”, indica a profissional.

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