O perigo do consumo excessivo de chás laxantes
Infusões de ervas que ajudam no trânsito intestinal – quando ingeridas frequentemente – podem irritar o intestino e causar câncer

Chás laxantes, como funcho, sene e raiz de alcaçuz, são uma solução bastante comum e barata em casos de inchaço e constipação. Porém a moda de beber constantemente ervas com potenciais laxantes para emagrecer é perigosa.
Um estudo realizado pelo Departamento de Cirurgia Coloretal da Cleveland Clinic Florida, nos Estados Unidos, mostrou que o abuso dessas bebidas com frequência igual ou superior a três vezes por semana, por mais de um ano, pode causar lesões na anatomia intestinal.
Isso acontece porque essas ervas têm o poder de irritar as terminações nervosas da mucosa intestinal, podendo provocar lesões a longo prazo. E mais que isso: o consumo continuado de chás laxantes pode ainda viciar o intestino, sendo necessário consumir cada vez mais substâncias laxativas para que o intestino funcione bem.
Além disso, não há evidências científicas que comprovem que chás laxantes são capazes de ajudar a emagrecer. O que acontece, na verdade, é a perda de líquidos pelas fezes e não de gordura.
As infusões com poderes laxativos mais comuns são feitas a partir das ervas de sene, da cáscara sagrada e do extrato de ruibarbo. Quando tomadas continuamente por períodos prolongados podem causar melanose coli, uma inflamação que altera a coloração da mucosa do aparelho digestório. Também não são raros os casos de aparecimento de câncer colorretal em pacientes com essa doença inflamatória.
Para melhorar o funcionamento do intestino, os médicos recomendam adequar a ingestão de alimentos ricos em fibras e água. Veja abaixo algumas indicações.
O que fazer para melhorar o funcionamento do intestino:
Alimentação
É importantíssimo acrescentar fibras à alimentação. Elas estão presentes nos vegetais, alimentos integrais, frutas com bagaço e cascas e, em grande quantidade, nos cereais, como a linhaça e a granola.
É importante dizer, no entanto, que a fibra precisa ser associada ao líquido, pois fibra sem líquido pode ter o efeito oposto, piorar a constipação.
Atividades físicas
A atividade física aeróbica regular de baixa intensidade funciona muito bem na regularização do intestino. Caminhada
Posição correta para evacuar
A melhor forma de usar o banheiro não é aquela com que estamos acostumados. Sentados no vaso sanitário, a musculatura do assoalho pélvico fica contraída, dificultando a evacuação. O jeito mais recomendado por especialistas é o de cócoras, porque favorece o relaxamento do reto e o esvaziamento completo do intestino. Isso pode ser resolvido posicionando uma banqueta para servir de apoio para os pés.
Líquidos
Em geral, os médicos consideram o mínimo ideal de 30 ml de água por quilo de peso. Uma pessoa, de 70 kg, por exemplo, precisa beber 2100 litros de água ao longo do dia.
Sem citar nomes, Bolsonaro associa Globo à corrupção do PT e Lula