CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Trofoterapia usa a boa alimentação como forma de tratar a saúde

Método de tratamento utiliza as refeições para combater doenças e recuperar a saúde

Por: Redação
Crédito: DanaTentis/PixabayTrofoterapia usa a boa alimentação como forma de tratar a saúde

É atribuída ao grego Hipócrates, que viveu 400 anos antes de Cristo e é considerado o “pai da medicina”, a seguinte frase: “Que o teu alimento seja o teu medicamento e que o teu medicamento seja o teu alimento”. Nessa máxima fundamenta-se o método de tratamento conhecido como trofoterapia.

A palavra “trofoterapia” se origina do prefixo grego “trofo”, relativo à nutrição. Ou seja, significa “tratamento pela alimentação”. A crença dos adeptos da trofoterapia é a de que, se seus conceitos forem plenamente respeitados, ela é capaz de combater doenças.

Esse método visa a estudar e proporcionar ao homem recursos naturais contra enfermidades –transmissíveis ou não–, segundo a Abramc (Associação Brasileira de Massoterapia Clínica).

Ainda de acordo com a associação, para os diversos tipos de doenças, há um extenso quadro de alimentos capazes de agir contra elas e a favor das defesas do organismo. Para isso, porém, eles devem ser usados adequadamente e dentro de um padrão técnico pré-estabelecido.

A ideia é restabelecer o equilíbrio corporal por meio da reeducação alimentar. Um dos objetivos é atuar contra os radicais livres, que causam envelhecimento precoce e doenças degenerativas. Os radicais livres também geram uma série de alterações orgânicas, fisiológicas e estéticas.

Crédito: Shakko/Wikimedia CommonsO grego Hipócrates, considerado o “pai da medicina”

Ainda conforme informações da Abramc, a trofoterapia não tem restrições e pode ser empregada por todas as pessoas, de qualquer estilo de vida. Após equilibrar o organismo por meio de uma alimentação saudável, os praticantes garantem que é possível conquistar saúde, bem-estar e vigor mental, emocional e físico, desintoxicação natural do corpo, produção correta e equilíbrio dos hormônios, correção do peso corporal, imunidade controlada para prevenir doenças e desempenho suficiente para conservar a juventude.

Sabedoria mediterrânea

Não é à toa que a Grécia é considerada o berço desse conceito. É daquela região europeia que se origina a dieta mediterrânea, tida por muitos como uma das mais saudáveis e saborosas do mundo.

A dieta do Mediterrâneo teria nascido na antiga Macedônia e era considerada um verdadeiro tratamento, auxiliando em outras terapias. Hoje, itens dessa alimentação, como o azeite de oliva e alimentos frescos e naturais, são reconhecidos como fontes de saúde e longevidade.

Compartilhe: