Veja 4 benefícios que o sorriso traz à saúde

O riso é contagiante e essa boa energia em circulação no ambiente favorece também nosso corpo. Saiba como

Por: Redação
Crédito: Mwabonje/PexelsVeja 4 benefícios que o sorriso traz à saúde

Mais do que expressar bom humor, o sorriso pode trazer benefícios também ao nosso corpo. E há muito mais consequências positivas nesse simples gesto.

Carlos Anderson Pereira, conhecido como Betão, é fundador do grupo de palhaços Doutores de Esperança, que atua em hospitais. “As risadas […] começam a contagiar os outros leitos e a gente vê muito rapidamente a transformação do ambiente do hospital. A diferença é visível e a experiência é muito gratificante”, conta Betão, que encarna o papel de Doutor Gentileza no grupo criado no interior do Rio de Janeiro.

Para Betão, o ato de sorrir é um importante elemento na recuperação dos pacientes. “Todo mundo pode fazer isso. É um processo inato. A alegria, o sorriso e a risada proporcionam cura.”

Já que rir muitas vezes pode ser o melhor remédio, descubra o bem que um sorriso pode fazer:

Exercita os músculos e aumenta a longevidade

Quando sorrimos, 12 músculos internos e externos da face se movimentam –e 24 deles são ativados durante as gargalhadas! Ao sorrir e conversar ao mesmo tempo, utilizamos 84 músculos.

Essa movimentação retarda o aparecimento de marcas de expressão, pois tonifica a musculatura facial, retardando os efeitos do envelhecimento.

Promove o bem-estar e reduz o estresse

O gesto de sorrir é considerado terapêutico porque libera endorfina, considerado o hormônio do bem-estar e que auxilia a aliviar a dor e melhorar a circulação sanguínea. A serotonina, que diminui o estresse ao combater diretamente o cortisol, também é liberada no processo.

Há regiões que retêm estresse e tensão ao redor da boca. Caso você perceba que está contraindo ou tensionando essa área, tente dar uma pausa e relaxe esses músculos.

Melhora a produtividade, os negócios e as relações sociais

Quem trabalha com atendimento ao público, por exemplo, conhece a importância de um sorriso. Ele pode mudar uma situação profissional ruim e até resultar em uma venda ou um bom negócio.

Especialistas já constataram que pessoas que sorriem mais aparentam ser mais simpáticas, gentis e até mesmo mais competentes.

Além disso, você já deve ter percebido que o riso é contagioso. Assim, se você sorri e outros fazem o mesmo, todos ficam um pouco mais felizes.

Estimula a concentração e exercita o cérebro

Quando o indivíduo sorri, o cérebro “entende” a ação e mantém o controle. Dessa forma, a área cerebral que estimula mais padrões positivos do que negativos é ativada, e a tendência natural de pensar negativamente é interrompida.

Fontes: Blog da Saúde (Ministério da Saúde), EBC, Observatório do Terceiro Setor e TRT-23ª Região

Compartilhe: