16 marcas de maquiagens e cosméticos veganos ou cruelty-free

Saiba ainda como ter certeza de que seus produtos são 100% veganos e cruelty-free

Por: Redação Comunicar erro

Quem decide parar de consumir produtos de origem animal, mais do que apenas cortar a ingestão de carnes e derivados, deve incluir em sua rotina o uso de roupas, maquiagens e cosméticos veganos ou cruelty-free

Cruelty-free, ao pé da letra, significa “livre de crueldade”, ou seja, diz respeito aos produtos que não utilizam animais como cobaias em testes laboratoriais. Já as maquiagens e cosméticos veganos também não realizam esse processo, além de desprezar qualquer componente de origem animal na composição dos produtos.

Além da extrema crueldade envolvida nos testes de produtos em animais, esses procedimentos, muitas vezes, são ineficientes, já que o sistema dos animais reagem a drogas e outras químicas de maneira diferente, comprometendo a funcionalidade dos cosméticos.

Outro ponto é o desenvolvimento da própria ciência. Desde o início da produção de remédios, seja pela academia ou pela indústria farmacêutica, animais são usados em testes. Conduto, tal escolha acaba por atrasar os avanços da pesquisa, já que esses setores não conseguem abrir mão desse tipo de comprovação científica.

Maquiagem testada em animal
Crédito: iStock | artfully79Atualmente, novas técnicas de teste atingem melhores resultados do que os realizados em animais

Agora você deve estar se perguntando: como saber se um produto é vegano ou cruelty-free? Realmente é um pouco difícil encontrar dados sobre testes nas embalagens dos produtos.

Porém, para sanar essa dúvida, instituições especializadas na certificação de marcas que declaram pertencer a uma das categorias reúnem informações direcionadas a clientes que desejam conhecer produtos livres de testes em animais. São elas:

  • Certificado Vegano

O site da Sociedade Vegetariana Brasileira disponibiliza uma lista de produtos que carregam o “Selo Vegano”.

https://www.selovegano.com.br/

  • Cruelty-Free Kitty

O blog é super completo e conta com diversas listas de itens de beleza, separados por categorias, além de indicar os melhores sites para compras.

https://www.crueltyfreekitty.com/

  • PETA

A organização People for the Ethical Treatment of Animals (Pessoas pelo tratamento ético de animais, em tradução livre), conhecida como PETA, mostra quais marcas integram a lista de vegan brands (marcas veganas), incluindo produtores de cosméticos para rosto, corpo e cabelo.

https://www.peta.org/living/beauty/

  • Choose Cruelty-Free

A australiana Choose Cruelty-Free (Escolha crueldade zero, em tradução livre) agrupa empresas preocupadas com o fim dos testes em animais, que contribuem financeiramente para a manutenção dos selos em seus produtos e da própria intituição.

Maquiagens e cosméticos veganos e cruelty-free
Crédito: iStock | praiwan wasanruk | gerenmeConsumir maquiagens e cosméticos livres de testes em animais é muito mais fácil do que você pensa

Pensando em facilitar ainda mais a sua vida, a Catraca Livre Estilo ensina como é simples obter informações a respeito dos direitos dos animais.

Confira uma seleção de marcas de maquiagens e cosméticos veganos ou cruelty-free que são comercializadas no Brasil. E, se você acha que encontrará apenas produtos caros, ficará surpreso com a acessibilidade de muitas das opções. Olha só:

Granado/Phebo – Cruelty-free

Lush – Cruelty-free, além de contar uma linha vegana identificada nas embalagens

Baims – Vegana

Bioart – Vegana

Aesop – Cruelty-free

Surya – Vegana

Savonnerie – Vegana

Urban Decay – Cruelty-free, além de contar uma linha vegana identificada nas embalagens

Weleda – Vegana

Anna Pegova – Cruelty-free

Est – Cruelty-free

Josie Maran – Cruelty-free

Ewé – Cruelty-free

Ikove – Cruelty-free

Pachamama – Cruelty-free

Alva – Cruelty-free

Apesar de parecer trabalhoso mudar sua rotina de cuidados do cabelo e da pele, é mais fácil do que imagina se adaptar a maquiagens e cosméticos veganos ou cruelty-free, pois, provavelmente, algumas das marcas que você já consome fazem parte desse grupo. Basta se informar!


1 / 4
1
01:46
O que há por trás dos penteados da Sansa em Game of Thrones
Nada é por acaso. Cada penteado, roupa e cor utilizado por Sansa Stark de Game of Thrones tem um significado. …
2
01:02
Artista mostra a beleza das estrias e da menstruação
Os trabalhos de Cinta Tort tem como objetivo ressignificar temas tabus do corpo feminino, como as estrias, os mamilos e …
3
50s
Como transformar uma legging em uma uma blusa cropped
Aprenda a transformar uma calça legging em uma blusa cropped sem precisar costurar nada. Gostou? Deixe um like e siga …
4
04:41
DIY: Pulseiras das casas de Hogwarts
Grifinória, Sonserina, Corvinal ou Lufa-lufa? Qual a sua casa de Hogwarts preferida? Aprenda a faze pulseiras inspiradas em cada uma …