Jornalista espalha cartas e emoções pelas ruas de Fortaleza

Por Mariana Bezerra, direto de Fortaleza

Com alguns envelopes, talento e muita boa vontade, a jornalista Isabela Bosi, 23, vem fazendo a diferença na cidade de Fortaleza. Desde outubro de 2013, a carioca radicada na capital cearense, começou a deixar cartas em diferentes pontos da cidade. Da vontade de compartilhar textos pessoais e promover intervenções que mobilizassem as pessoas nasceu o projeto Pra Você.

As cartas deixadas em pontos de ônibus, praças e demais locais públicos, chegam nas mãos de desconhecidos em envelopes decorados pela própria Isabela. Neles se encontram textos com um tom poético, onde a jornalista compartilha sonhos, desejos e angústias. O objetivo é incentivar uma cultura de carinho com as ruas da cidade.

A iniciativa surgiu de forma espontânea. Isabela diz que há muito tempo andava nas ruas e imaginava como seria legal achar uma carta. “Na verdade, eu acharia legal se as pessoas se inspirassem e fizessem coisas parecidas”, afirma.

Quando questionada sobre a possibilidade do projeto evoluir para um livro, Isabela comenta que escuta essa pergunta com muita frequência, e devido a isso, já pensa a respeito, mas no momento não existe nada de concreto. “O texto, para alguém como eu, que gosta de escrever, que gosta de ler, é muito legal num livro, mas pode ser muitas outras coisas. O texto, ele pode estar na rua, ele pode virar um filme, uma música, uma peça de teatro, uma fotografia ou uma dança”, defende.

No ano passado a intervenção “Pra Você”, se tornou filme. Como fotografia do cineasta cearense Salomão Santana e direção da própria Isabela Bosi, o curta foi para a tela da Mostra de Filmes Carta, no Rio de Janeiro. No dia 2 de junho houve exibição também em Fortaleza, local onde o projeto acontece.

Assista:

Pra você from salomão santana on Vimeo.